Descobrir a melhor atividade física para você envolve vários fatores, e já falei disso por aqui hoje (Qual o Melhor Exercício Físico Para Você?), então esse post é uma continuidade do anterior, tá?
Do Que Você Não Gosta?
Sempre antes de tentar descobrir do que eu gosto, penso no que não gosto, e isso é essencial nesses casos, porque foi assim que, listando o que não gostava, descobri a atividade física ideal.
No meu caso, não queria uma atividade física que envolvesse aulas em grupo, não queria locais com muito barulho, não queria locais quentes, não queria nada repetitivo e não queria usar tênis (#alouca). Depois que listei tudo isso, cortei da listinha várias atividades e fui para a seguinte, que é descobrir do que eu gostava.
Do Que Você Gosta?
Ninguém consegue permanecer por muito tempo fazendo algo de que não goste, então é essencial, para que a coisa seja levada à sério, que você faça algo que goste, que te motive. Você gosta de dançar? Gosta de correr? Gosta de aulas em grupo? Gosta de atividades mais calmas? Procure uma que se adeque aos seus gostos! Não sabe ainda? Teste! Faça todas as aulas que puder até encontrar aquela que mais te agrade.
Escolha Algo Que se Encaixe na Sua Rotina
Por mais que você goste de, por exemplo, dança flamenca, é difícil levar adiante se as aulas são do outro lado da cidade, certo? Nessas horas é preciso ser prática, porque quanto mais fácil for o “acesso” ao exercício, maiores as chances de que você dê continuidade ao mesmo. Assim, escolha algo perto de casa ou mesmo do trabalho, para evitar as famosas “desculpinhas” para faltar às aulas.
Escolha o Melhor Horário Para Você
Meu nutrólogo diz que não se deve fazer atividade física no período noturno para não atrapalhar o sono, então, exceto para aquelas pessoas que não possuem problemas para dormir (sortudas! #invejabranca), escolha um horário até, no máximo, às 18hs.
O importante aqui é respeitar o seu organismo, porque de nada adianta marcar uma aula para às seis da manhã se você dorme às 23 hs, porque você não vai render. Além disso, veja em qual turno você tem mais disposição, em qual você fica mais ativo, e opte por aulas nesses períodos.
Respeite os Seus Limites
É claro que você pode escolher a atividade física que quiser, mas primeiro procure um médico pra ver as condições do seu corpo, faça uma avaliação física e não tente “meter o carro na frente dos bois” para ter resultados rápidos. Muita gente comete esse erro, não respeita os limites do próprio corpo e acaba se prejudicando depois, comprometendo a saúde e, consequentemente, a prática do exercício físico, porque se a pessoa sobre uma lesão não vai poder, por um bom tempo, fazer nenhuma atividade física.
Levou em conta tudo isso? Então comece já! Garanto que escolhendo uma atividade física com a qual se identifique, que se encaixe na sua rotina e proporcione prazer será muito mais fácil dar continuidade às aulas e manter o ritmo a longo prazo, o que é o mais difícil!
Beijos
Ju Lopes