Além dos danos causados à nossa beleza, que não são poucos, o cigarro prejudica demais a nossa saúde e pode causar uma série de doenças.
Independente do teor de nicotina, o cigarro possui cerca de 4720 substâncias, sendo que a grande maioria tem efeitos desconhecidos e ao menos 60 são consideradas cancerígenas.
Ou seja, cada cigarrinho que você fuma, você está colocando para dentro no mínimo 60 substâncias que podem causar câncer, aquela doencinha que mata causando intenso sofrimento.
Estima-se que 1/3 dos casos de câncer de bexiga sejam causados pelo cigarro, que é responsável, ainda, por boa parte do câncer de pulmão, de laringe, de esôfago e de boca.
Falando de boca, o cigarro agrava problemas na gengiva e afeta o tecido que sustenta os dentes, podendo ocasionar doenças periodontais, além do mau hálito característico.
Fora o câncer, o cigarro pode causar mais de 50 doenças ( segundo a Organização Mundial de Saúde), dentre as quais, doenças coronarianas, hemorragias cerebrais, doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema pulmonar, trombose vascular e angina.
Além disso, no caso das mulheres, o cigarro provoca uma antecipação da menopausa e osteoporose.
Outro perigo para as fumantes é o uso de anticoncepcionais, já que quem faz uso dessas duas substâncias tem 700 vezes mais chances de ter câncer de útero, AVC e infarto. Não é uma ou duas vezes mais… É 700…Ou seja, tá pedindo pra se arrebentar!
O cigarro causa dependência, é um vício, e um vício destrutivo, e, portanto, deve ser tratado como tal.
Hoje existem inúmeros programas que auxiliam pessoas que desejam parar de fumar, então, na maioria dos casos, é só querer!
Beijos
Ju
https://www.facebook.com/JuLopesPE