Efeito Sanfona: Como Evitar?

Desde que eu me lembre, vivo engordando e emagrecendo, então esse post é, também, pra mim.

O efeito sanfona é extremamente prejudicial para nossa saúde, já que leva ao enfraquecimento do sistema imunológico e pode ocasionar inúmeras doenças, como, por exemplo, doenças coronarianas.

A grande responsável por esse sobe e desce de peso é a nossa pressa, é essa ânsia de emagrecer rapidamente.

Com isso, nos jogamos em dietas radicais… E dá-lhe sopa o dia todo, e dá-lhe líquido o dia todo e dá-lhe jejuns prolongados…

Essas dietas com certeza emagrecem, e rápido, e é aí que mora o problema, porque essa perda de peso nunca é duradoura, já que a gente perde, basicamente, líquidos e músculos, e quando voltamos aos antigos hábitos, o peso volta.

Foto: Reprodução

E sempre voltamos aos antigos hábitos, porque ninguém vai passar a vida toda se alimentando, por exemplo, de sopa.

Não adianta cortar do cardápio tudo aquilo que a gente gosta, porque quando a vontade bater a gente vai se jogar como se fosse o último avião saindo do Iraque e vai exagerar mesmoooo.

Daí vem a culpa,  e a gente come mais pra “acalmar”, e isso se torna um ciclo vicioso.

Quando a gente emagrece, o cérebro interpreta isso como uma ameaça e, para proteger a integridade do organismo, torna o metabolismo mais lento.

Por isso, é importante seguir uma dieta equilibrada, onde a perda de peso seja gradual, para que o organismo se acostume  e não interprete essa perda de peso como ameaça.

Só assim o emagrecimento é duradouro, não tem outro jeito.

Então, para evitar esse ciclo contínuo de engordar e emagrecer, é preciso deixar as dietas restritivas de lado e se reeducar, optando por alimentos saudáveis e mantendo o equilíbrio alimentar.

Outra coisa importante é a prática constante de atividade física, que ajuda a queimar calorias e a acelerar o metabolismo, contribuindo para a manutenção do peso.

Eu bem sei que não é fácil, mas é preciso disciplina e consciência, porque não existe outra solução, infelizmente…

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Efeito Sanfona: Como Evitar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. É… Ju…
    eu ouço essa sanfona tocar….ê musiquinha triste!
    e nessa musica é a gente que dança!
    MAS a notícia boa, estará no seu e-mail!
    anime-se 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.