Desde que eu me lembre, vivo engordando e emagrecendo, então esse post é, também, pra mim.
O efeito sanfona é extremamente prejudicial para nossa saúde, já que leva ao enfraquecimento do sistema imunológico e pode ocasionar inúmeras doenças, como, por exemplo, doenças coronarianas.
A grande responsável por esse sobe e desce de peso é a nossa pressa, é essa ânsia de emagrecer rapidamente.
Com isso, nos jogamos em dietas radicais… E dá-lhe sopa o dia todo, e dá-lhe líquido o dia todo e dá-lhe jejuns prolongados…
Essas dietas com certeza emagrecem, e rápido, e é aí que mora o problema, porque essa perda de peso nunca é duradoura, já que a gente perde, basicamente, líquidos e músculos, e quando voltamos aos antigos hábitos, o peso volta.
E sempre voltamos aos antigos hábitos, porque ninguém vai passar a vida toda se alimentando, por exemplo, de sopa.
Não adianta cortar do cardápio tudo aquilo que a gente gosta, porque quando a vontade bater a gente vai se jogar como se fosse o último avião saindo do Iraque e vai exagerar mesmoooo.
Daí vem a culpa, e a gente come mais pra “acalmar”, e isso se torna um ciclo vicioso.
Quando a gente emagrece, o cérebro interpreta isso como uma ameaça e, para proteger a integridade do organismo, torna o metabolismo mais lento.
Por isso, é importante seguir uma dieta equilibrada, onde a perda de peso seja gradual, para que o organismo se acostume e não interprete essa perda de peso como ameaça.
Só assim o emagrecimento é duradouro, não tem outro jeito.
Então, para evitar esse ciclo contínuo de engordar e emagrecer, é preciso deixar as dietas restritivas de lado e se reeducar, optando por alimentos saudáveis e mantendo o equilíbrio alimentar.
Outra coisa importante é a prática constante de atividade física, que ajuda a queimar calorias e a acelerar o metabolismo, contribuindo para a manutenção do peso.
Eu bem sei que não é fácil, mas é preciso disciplina e consciência, porque não existe outra solução, infelizmente…
Beijos
Ju
https://www.facebook.com/JuLopesPE