Muito já se falou por aqui sobre o colágeno, mas no verão a quantidade de perguntas sobre o assunto aumenta, então achei melhor fazer um post sobre.
Colágeno: O Que É?
O colágeno nada mais é que uma proteína que representa mais ou menos 33% da proteína presente no nosso organismo, sendo, portanto, essencial para nossas cartilagens, tecidos, sistema esquelético, pele e cabelos, dentre outras coisas.
Todas as pessoas precisam de colágeno, e, para as fanáticas por beleza, aqui vai um recado: ele é fundamental para a manutenção do tônus muscular e da firmeza da pele! Acontece que, a partir dos 25 anos, em média, a produção de colágeno começa a diminuir, o que aumenta a necessidade de uma possível suplementação, já que é nessa fase que a pele começa a dar os primeiros sinais de envelhecimento.
Quando chegamos aos 50 anos, o nosso organismo só consegue produzir 35% do colágeno necessário, sendo que essa é, supostamente, uma das causas do envelhecimento, da redução da densidade dos ossos, da flacidez cutânea e muscular e da perda de força dos ligamentos e articulações.
Além disso, há uma redução na espessura do fio capilar e, por isso, o cabelo perde o viço, a força e o brilho. A pele, contudo, é quem mais sofre, pois perde elasticidade, o que significa mais flacidez e rugas.
Como Repor o Colágeno?
A reposição do colágeno pode ser feita por meio da alimentação ou da suplementação. De modo geral, os alimentos de origem animal, como as carnes vermelhas, os frangos e os peixes, são boas fontes de colágeno, mas não dá para, só com a alimentação, suprir, após determinada idade, onde há a perda constante, as necessidades do organismo.
Já existem no mercado centenas, senão milhares, de produtos a base de colágeno, e abaixo falaremos do colágeno hidrolisado, que é um tipo “especial” de colágeno.
Colágeno Hidrolisado
O colágeno hidrolisado difere do “tradicional”, dentre outras coisas, pelo fato de não formar “gel”, o que o torna mais fácil de ser consumido, já que pode ser misturado com vários alimentos sem alterar a textura e, principalmente, o gosto deles.
Sustenta-se que com a suplementação de colágeno hidrolisado o organismo consiga manter uma quantidade adequada de massa muscular, sendo, ainda, um importante aliado no combate a flacidez tecidual, as estrias e as rugas, tornando-se, quando combinado com a atividade física, uma fonte protéica que consegue sintetizar massa magra, o que garante a aparência mais jovem.
Já faço um post específico sobre o colágeno hidrolisado, explicando as diferenças entre ele e o colágeno “normal” e mostrando os pontos positivos e negativos.
A Gelatina
A gelatina é livre de carboidratos e gorduras e contém cerca de 90% de proteínas, tendo a capacidade de formar uma espécie de gel chamado “termo-reversível”, o que, simplificando, significa que ela pode ser convertida em solução sólida ou líquida através do aquecimento.
Assim, como boa fonte de colágeno, a gelatina é útil para a saúde das cartilagens, dos ossos, da pele e do cabelo.
Segue no próximo post!
Beijos
Ju Lopes