Poucas coisas, além da TPM, são capazes de, num passe de mágica, transformar uma mulher comum, sensata, normal e equilibrada em uma louca varrida.
Como aproximadamente 85% das mulheres sofrem com isso, achei uma boa ideia escrever algumas coisas sobre como lidar com essa praga (sim, trata-se de uma praga!).
Muita gente acha que é desculpa (essas, provavelmente, nunca me encontraram na TPM), mas o fato é que uma boa parte das mulheres têm ataques de loucura, pra dizer o mínimo, durante o período que antecede a menstruação, e isso NÃO é nossa culpa, é tudo culpa da montanha russa hormonal comum do período, que afeta a química cerebral de forma intensa.
A saída, nesses casos, é, segundo pesquisa publicada na revista Archives of Internal Medicine, investir em alimentos ricos em cálcio e vitamina D, que tendem a reduzir no período, causando a “flutuação hormonal”. Vamos começar a comer queijo, iogurte e similares, né?
Para Quem Incha na TPM !
Além de surtar, é comum que a gente inche e aparente ter, no mínimo, 5 kg a mais, com exagero e tudo. Tudo culpa do estrógeno e da progesterona, é claro!
Mas, dá pra combater esse efeito facinho, facinho! Basta consumir mais alimentos ricos em potássio (e dá-lhe banana, folhas escuras e abacate!), ingerir bastante água e evitar os alimentos ricos em sal, enlatados, em conserva e industrializados.
Para quem tem enxaqueca na TPM !
A enxaqueca menstrual, que vem em combo com enjoo, irritação e sensibilidade à luz e ao barulho, toma conta de você? Calma que tem solução!
Para começar, vá de analgésico e aumente o consumo de cafeína no período, pois ela ajuda na absorção dos ativos presentes no analgésico, o que faz com que o efeito seja mais rápido e mais potente.
E não esqueça de maneirar no consumo de queijos e vinhos, que pioram a dor de cabeça.
Para Quem Morre de cansaço na TPM!
Você é daquelas que sente tanto, mas tantooo cansaço na TPM que tem vontade (e necessidade!) de dormir e só acordar cinco dias depois, e mesmo que durma, o que é difícil, ainda sente cansaço?
Esse cansaço está relacionado com o aumento dos níveis da progesterona e do estrógeno, que além da fadiga, causa uma queda grande no rendimento.
Para combater isso é preciso se movimentar mais para acelerar mais o coração e ter mais energia. Ou seja, corre menina!
Para quem se transforma em chokito na TPM!
E tem coisa pior para uma mulher adulta do que ser tomada por espinhas? Isso é comum durante o período por causa das alterações nos níveis de testosterona e cortisol, que causam mais oleosidade e favorecem a aparecimento da acne.
A acne menstrual geralmente é controlada com o uso da pílula, que estabiliza os hormônios. Se essa não for uma opção viável, veja com seu médico quais cosméticos podem ajudar, que, de modo geral, são aqueles que contém ativos que controlam a produção sebácea, como ácido acetilsalicíliso e enxofre.
Beijos
Ju Lopes