Como Dormir Melhor?

Dormir mal é certeza de um dia seguinte ruim. Pior ainda quando a situação se torna crônica. Mas existem alguns truques que ajudam a relaxar e dormir melhor. Vamos conferir?

Quanto mais escuro, melhor!

Na hora de dormir, é preciso que o ambiente esteja completamente escuro, sem nenhum tipo de luz, pois a produção da melatonina, o hormônio que regula o sono, aumenta em ambientes escuros e reduz em ambientes mais claros.

Fique de olho na temperatura!

Ninguém consegue dormir no calor e muito menos no frio, então cuide para que a temperatura ambiente esteja agradável evitando roupas que deem calor ou te faça passar frio.

Cuidado com o que come!

O ideal é fazer a última refeição até três horas antes de dormir e evitar alimentos de digestão mais lenta, optando sempre por alimentos mais leves, que são rapidamente digeridos.

Além disso, invista em alimentos que possuem melatonina que, como falei acima, é o hormônio que regula o sono. É possível encontrar essa substância em alimentos como a banana, a cebola, a aveia, a cereja, o milho, a hortelã, o arroz, a salsa, o tomilho , a verbena e o vinho tinto.

Evite alimentos estimulantes!

Alguns alimentos e bebidas estimulam o sistema nervoso central e, por isso, devem ser evitados antes de dormir, como o café, os refrigerantes à base de cola, o álcool, alguns tipos de chá ou qualquer alimento que contenha cafeína

Diga não ao cigarro e ao álcool!

Já está mais do que provado que  cigarro e álcool são estimulantes e podem causar insônia, então, evitem o uso nas três horas antes de dormir.

Beba água antes de dormir, mas não muita!

Há quem esqueça de tomar água antes de dormir, acordando no meio da noite para tomá-la, e há quem beba tanta água que levante a noite toda para ir ao banheiro. O ideal, para não interromper o sono, é ingerir uma pequena quantidade de água pouco antes de ir para a cama.

Relaxe!

É preciso “avisar” ao corpo que está na hora de parar e, para isso, uma rotina de relaxamento é essencial.

Tome um banho quente, que é relaxante, ao contrário do frio, e use um óleo essencial de lavanda, que também é relaxante, escute alguma música suave, medite, leia, faça qualquer coisa que provoque aquela sensação de relaxamento anterior ao sono, pois assim é muito mais fácil conseguir dormir.

Cuidado com a auto medicação!

Pegar a receita do amigo ou o remédio do irmão não é um bom negócio quando se trata de insônia, pois esse tipo de medicamento deve ser prescrito por um médico especialmente para você, pois o que é bom para o vizinho, para o primo ou para o amigo, pode ser ruim para você e piorar a qualidade do seu sono.

E a atividade física?

Não há muito consenso quanto a isso, mas não é muito recomendado se exercitar pouco antes de dormir, já que a atividade física nos deixa mais alertas.

Ops, concordo muito com isso não, porque sempre que chego em casa, após a atividade física, apago completamente! hehehe

Beijos

Ju Lopes

Como Dormir Melhor?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.