As unhas, que possuem a função de proteger as extremidades dos dedos, podem dar sinais claros sobre o nosso estado de saúde, bem como apresentar inúmeras doenças.
Dessa forma, é importante ficar atento a qualquer espécie de mudança, como inchaços, alteração de cor e dores.
Ao notar esses sintomas deve-se procurar um médico dermatologista, para que ele possa avaliar corretamente a situação das unhas e determinar a terapêutica mais indicada para o caso.
Caso as unhas estejam com linhas verticais ou manchas arroxeadas, pode ser caso de hemorragia subungueal, que é uma ruptura de vasos, ou de alteração na prega da unha, uso de determinados medicamentos, traumatismo e algumas outras doenças.
Aqueles pontinhos esbranquiçados que encontramos comumente em nossas unhas são decorrentes de traumatismo na matriz da unha.
Tumores benignos e malignos também acometem as unhas, instalando-se por baixo ou ao lado delas. Nesses casos, é comum o aparecimento de sintomas como inchaços e dores.
Unhas encravadas, nossas velhas conhecidas, podem ser causadas por sapatos apertados, sobretudo no dedão do pé, e traumatismos, podendo levar a infecções.
Falando em infecções, as unhas podem ser acometidas por infecções por fungos, que deforma as unhas, ou micose por bactérias, que as torna inchadas e avermelhadas.
Inúmeras outras doenças, como psoríase e líquen plano, podem acometer as unhas, mas as citadas acima são as mais comuns.
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE