Seguindo o post anterior (Qual o Melhor Horário Para Malhar?)…
O fato é que nutricionistas e pesquisadores sustentam que quem malha no finalzinho da tarde tende a ter mais força por conta de alguns fatores metabólicos que influenciam na potência física, inclusive os níveis de insulina.
Como a temperatura corporal também é mais alta no final da tarde e começo da noite, também colabora para os melhores benefícios de praticar exercícios físicos nesses horários. Contudo, vale lembrar que essas “vantagens” estão relacionadas apenas aos treinos anaeróbicos e não valem para as atividades aeróbicas, como a esteira, a bicicleta e a corrida, por exemplo.
Isso não significa que, para quem deseja emagrecer (que é quem mais faz exercícios aeróbicos), malhar no período vespertino não traga benefícios, pois a musculação gera um aumento da musculatura que favorece – e muito – a perda de peso, já que os músculos (massa magra) consomem mais energia, inclusive em repouso, e isso significa um maior emagrecimento.
Aqui vale ter cuidado, também, com a alimentação. Isso porque quem costuma comer alimentos pesados durante a tarde precisa dar uma pausa de, pelo menos, duas horas antes de começar a praticar alguma atividade física. É por esse motivo, aliás, que malhar após o almoço, que é quando ingerimos alimentos mais pesados, não é indicado.
É Melhor Malhar Durante a Noite?
Sim, a atividade física, por “cansar” o corpo, é ótima para quem tem insônia e dificuldade de dormir, mas isso não significa que malhar no período noturno seja uma boa ideia. Longe disso, aliás!
O que acontece é que, quando praticamos alguma atividade física nosso organismo libera uma quantidade maior de endorfina, que, como se sabe, deixa a pessoa mais eufórica, “ligada” e isso prejudica, e muito, o sono, porque quem consegue dormir estando “ligada”?
Claro que isso varia bastante de pessoa para pessoa e há quem consiga malhar até 9 horas da noite e dormir tranquilamente às 10 horas, mas, de modo geral, é mais difícil desacelerar e “pegar no sono”. Por isso, o correto é, malhando à noite, que a atividade seja praticada até no máximo três horas antes de dormir.
Outra desvantagem para quem treina à noite está relacionada à alimentação – sempre ela! Isso porque se a alimentação for inadequada, a recuperação muscular e do organismo como um todo fica prejudicada. Assim, durante o período noturno, é preciso equilibrar tanto a quantidade, quanto a qualidade dos alimentos ingeridos para evitar que a energia obtida sejam estocadas em forma de gordura.
Pode Variar o Horário do Treino?
Quem não tem uma rotina muito regular não precisa se preocupar, já que o fato de malhar cada dia em um horário diferente não prejudica em nada o rendimento nem os resultados finais.
O que não pode mesmo é ficar sem malhar, porque deixar de aproveitar os benefícios que a atividade física proporciona é falta de bom senso e olha que quem está falando isso é uma pessoa que até três meses atrás corria da academia como vampiro de alho!
Beijos
Ju Lopes