in

Aprenda a Controlar a Compulsão Por Doces!

Conheço poucas pessoas que não são viciadas em doces e conheço menos ainda as que conseguem resistir a um docinho, uma balinha, um pudim, uma compota, um chocolatezinho… É difícil, né? Falta é vontade para ter força para resistir, nunca vi!

Acontece que o consumo de doces faz mal por vários motivos e, por isso, deve ser evitado ou, no mínimo, reduzido. Como é uma caloria vazia, sem nenhum nutriente, o doce não faz nada de bom (além de, é claro, nos deixar mais felizes!), pode ser causa do excesso de peso e levar à obesidade, além da diabetes.

Não, comer um docinho vez ou outra não faz tanto mal assim, mas aquela vontade desesperada de ingerir algo doce, tão comum no período que antecede a menstruação, pode estar relacionada a algum tipo de desequilíbrio metabólico.

Então, já que não tem jeito, precisamos criar “táticas” para resistir, não é mesmo?

1-      Um Passo de Cada Vez

Ok, você ama doces e come todos os dias. Como isso já se transformou em um hábito, não adianta querer cortar de vez, porque quando a tentação vier, a tendência é que você coma MUITO mais por causa do famoso efeito rebote. Por isso, o ideal é ir, aos poucos, reduzindo o consumo. Assim, se você come uma barra de chocolate por dia, reduza para metade na primeira semana, para um terço na segunda semana e assim por diante.

Como controlar a compulsão por doces - Aprenda a Controlar a Compulsão Por Doces!

2-      Não Tenha Doces em Casa (nem na bolsa, nem na gaveta do trabalho, nem no carro…)

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

É lógico que se a sua casa estiver abarrotada de doces é MUITO mais difícil resistir, já que ele está ali, a um passo da mão. Portanto, o correto é nem comprar esse tipo de coisa e jamais ir ao mercado de estômago vazio, porque a primeira coisa que você fará é atacar a prateleira de doces!

3-      Controle Emocional é Tudo!

Em muitos casos é o descontrole emocional que leva a compulsão por doces. Assim, se a pessoa está triste, ansiosa ou carente, por exemplo, ela tenta suprir ou descontar isso no doce, que é uma “comida” que gera prazer imediato. É importante, nesses casos, buscar apoio profissional para eliminar as causas do problema e não apenas tratar os sintomas!

4-      Faça Trocas Inteligentes e Reeduque Seu Paladar!

Sim, eu sei que nada substitui o gosto do chocolate ou daquele doce de leite maravilhoso, mas é preciso reeducar o paladar e fazer trocas inteligentes. Assim, ao invés de doces prontos, industrializados, opte por frutas, gelatina, iogurte light, salada de frutas, frutas assadas com canela ou frutas secas. Isso reduz o desejo de comer doce e não pesa tanto na balança.

5-      Consuma Alimentos Que Reduzam a Vontade de Comer Doces

Alguns alimentos possuem substâncias que inibem a vontade de comer doces e são nesses que você deve investir! Quais são? O morango, o damasco, as castanhas, a melancia, o melão, a banana e as nozes, por exemplo.

São dicas simples, fáceis de seguir e que funcionam. Tentem e me contem depois!

Beijos

Ju Lopes

Escrito por Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carregando ...

0

Comente Pelo Facebook

0 Comentários pelo Facebook

blank - Escolha o Melhor Horário Para Malhar!

Escolha o Melhor Horário Para Malhar!

blank - Revive Color Beige – Kert

Revive Color Beige – Kert