Acabe com a TPM!
A maioria das mulheres que conheço sofre com a maldita TPM. É algo incontrolável, com sintomas variados, as vezes nos bate a fragilidade e choramos sem parar, outras ficamos carentes e queremos colo o tempo todo, em algumas situações nos sentimos a justiceira, e queremos tirar satisfações com todos que achamos nos desafiar, enfim, são inúmeros sintomas, que varia de mulher para mulher, ou de mês em mês.
Usando uma linguagem de especialistas, a TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher.
A TPM é uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social.
O tratamento depende da severidade dos sintomas e incluem modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos.
Tentando ajudar essas mulheres que sofrem todo mês com esse “problema”, fizemos uma relação de alimentos que podem nos ajudar a enfrentar esse mal.
- Água
Beba bastante água, pois a água não só a mantém hidratada e evita dores de cabeça, mas também libera o seu sistema desintoxica e evita o inchaço.
- Vitamina E
Sementes de girassol, azeite, abacate e amêndoas são excelentes fontes de vitamina E, e têm sido provada a diminuição da sensibilidade dos seus seios durante a TPM com o consumo desses alimentos. Todos eles são também muito fáceis de incluir na sua dieta.
- Alimentos ricos em proteína.
Se você tem problemas com hipoglicemia pode ser que durante a TPM você sofra ainda mais variações com os níveis de açucar no sangue, o que leva à irritabilidade. O ideal para combater esse desconforto é fazer alguns lanchinhos entre as principais refeições e apostar nos alimentos ricos em proteína, como a banana e nozes.
- Evite o sal
Na semana que precede a TPM tente evitar o sal o máximo que puder. O sal provoca retenção de líquido, deixando-a inchada. O sal também tem sido associado com as crises de dores de cabeça da TPM. Então se puder evitar o sal por uma semana em cada quatro você vai se sentir muito mais saudável.
- Carboídratos
Alimentos integrais e ricos em carboídratos, como pão, frutas com bastante fibras e alguns legumes, também ricos em carboídratos, devem ser os pontos principais das suas refeições, pois esses alimentos aumentam os níveis de serotonina e vão deixar você mais feliz e mais calma durante todo o mês. Faça uma refeição equilibrada e com o cuidado de colocar um pouco desses alimentos no seu dia a dia e vai ver como vai se sentir bem melhor.
- Diminua os Laticínios
Os derivados do leite são realmente bons a saúde da mulher, pois ajuda no fortalecimento dos ossos, mas , por outro lado, os derivados do leite impedem a absorção de magnésio, o que é essencial durante a TPM.
- Evite cafeína
Evite a cafeína antes e enquanto estiver menstruada. A cafeína pode abalar seus nervos e provocar um aumento na irritabilidade. A cafeína também tem sido associada a dores de cabeça e inchaço. O ideal seria pelo menos uma semana por mês optar pelo descafeínado… Será que rola?
- Coma Peixe
O peixe eleva o nivel de Omega 3, e isso irá melhorar sua saúde geral, até seu tom de pele. Omega 3 também têm sido associadas com a redução do risco de câncer de mama! Atum e salmão são excelentes fontes, e qualquer peixe fresco irá conter uma boa quantidade.
Aproveitem a dicas, poderão ser muito úteis!