Dias atrás pipocou uma noticia da internet e recebi muitos e-mails questionando sobre a proibição do consumo, pela Anvisa, do chá verde, que é muito utilizado para acelerar a perda de peso e a queima de gordura.
Achei estranho e fui pesquisar, porque né, o chá verde vem sendo consumido largamente já tem um tempão e nunca teve problemas, porque teria agora?
Na verdade, o que a Anvisa proibiu foi o comércio dos medicamentos injetáveis à base de chá verde e de outros extratos vegetais.
O que está proibido não é o chá verde em si, mas as injeções que contenham chá verde, que são comercializadas como “queimadoras” de gordura.
A justificativa é plausível, já que não existem estudos científicos que garantam a eficácia e, principalmente, a segurança dessas injeções no combate à gordura localizada.
O extrato de chá verde é um medicamento fitoterápico e pode ser utilizado por via oral, vez que existem estudos que comprovam a eficácia e segurança do produto para consumo humano.
Entretanto, não se pode garantir que esse fitoterápico, que é pra ser consumido por via oral, faça efeitos quando injetado no organismo.
Mais do que isso, não se sabe ao certo quais os efeitos quando injetado e se há efeitos colaterais ou contra-indicações.
Então, fiquem tranquilas e continuem com o chazinho de vocês, que não tem problema nenhum!
Beijos
Ju Lopes