Todo mês é a mesma coisa: começa a TPM e, imediatamente, começa a louca vontade de engolir barras de chocolate, comer pastel frito e beber muito refrigerante. Você incha, se sente com dez quilos acima do peso e nenhuma roupa fica legal. Calma, você não é a única! Estima-se que 30% das mulheres se queixam de sintomas típicos da tensão pré-menstrual, a chamada TPM, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia. Além dessa vontade absurda de devorar tudo o que vê pela frente, suas pernas incham, sua barriga dói e os seios triplicam de tamanho.
Nada disso é legal. E nenhuma aqui gosta de passar por essa turbulência toda. Conseguir manter a calma e não inchar podem, sim, ser colocados em prática. “Com algumas mudanças de hábitos no cardápio você se sentirá menos inchada, não terá vontade de comer a toda hora e poderá até colocar um vestidinho curto e justo”, afirma a nutricionista Louise Tieppo, que contou o que você pode comer durante este período e quais alimentos devem ser evitados. E ai de você se pensar que o cardápio é ruim ou sem graça. É permitido até comer chocolate. Dá só uma olhada!
Por que sentimos tanta vontade de comer alimentos doces, como chocolate, na TPM?
Acontecem alterações hormonais significativas nesse período. Uma delas é a queda da serotonina, hormônio do prazer, gerando angústias, ansiedade e mau-humor. Alimentos doces, como o chocolate, ajudam a elevar as taxas desse hormônio trazendo alívio imediato. Outra carência nesse período é a falta de magnésio que também incentiva o consumo de chocolate pois o componente, cacau, é rico em magnésio.
Quais são os chocolates que a mulher pode consumir? E qual a dosagem permitida?
Chocolate indicado por nutricionistas são o amargo ou meio amargo, por terem maior concentração de cacau. Apenas 30g diárias podem ser consumidas durante esse período.
Durante a TPM, muitas mulheres se sentem ou ficam inchadas. Quais os alimentos indicados para reduzir esse inchaço?
Durante este período, aumente o consumo de melão, pepino, melancia e abacaxi. Esses alimentos são ricos em água, que faz deles potentes diuréticos. Ou seja, você vai desinchar e eliminar líquidos.
Quais alimentos que estão proibidos nesta época do mês?
Alimentos que devem ser evitados nesse período: aqueles ricos em cafeína, como chá preto, refrigerantes em geral. E também alimentos com alto teor de sódio, como os embutidos, molhos prontos, enlatados e conservas, alimentos com alto teor de açúcar, como biscoitos, bolos, sobremesas.
Quais alimentos que ajudam a evitar ou amenizar os sintomas da TPM?
Alimentos indicados para amenizar a TPM: aqueles à base de soja como leite, iogurte e sucos; alimentos que forneçam magnésio: aveia, beterraba, nozes e carnes brancas e chá de camomila, que serve como como calmante.
Dicas importantes. Anota aí no seu caderninho:
– Beba pelo menos dois litros de água por dia. Ela ajuda a desinchar e aliviar os sintomas da TPM.
– Consuma todos os dias alimentos fontes de omega 3 e 6, que são antioxidantes e melhoram o funcionamento do organismo. Comidinhas como salmão, sardinha, atum, linhaça, castanha-do-pará e nozes são ricos nestes nutrientes.
– Inclua no cardápio alimentos com alto teor de fibras, como frutas (mamão, pêssego, manga e kiwi), verduras e legumes, como cenoura, couve, brócolis e pepino. Além de feijão e lentilha.
– Prefira os carboidratos complexos, como pão integral, arroz integral, cereais integrais, que são ricos em fibras e ajudam o intestino a funcionar melhor. Já os carboidratos brancos, como o pão francês, viram estoques de gordura no corpo.
– Evite bebidas alcoólicas e frituras, que incham e não fazem bem ao corpo.