in

O Poder Dos Incensos

Eu, como boa apaixonada por plantas e cheiros, sou fã de incensos! Na verdade, sou fã de qualquer coisa que tenha cheiro e não consigo, de verdade, ficar em um lugar sem cheiro, porque as minhas memórias mais fortes são as olfativas. Tudo para mim tem um cheiro específico, então é normal que eu viva cercada deles (juro que quando a reforma acabar mostro minha “pequena” coleção de incensos, tá?).

Mas, para muitos povos, os incensos são muito mais do que “disseminadores de aromas”. Os povos antigos, sobretudo os árabes, os indianos e os chineses, distribuíam ervas e resinas sobre os carvões das fogueiras para, supostamente, agradar aos seus deuses e também purificar os ambientes e evitar as infecções. Além disso, acreditava-se que as ervas, ao serem queimadas, afastavam as energias ruins e atraia bons fluidos.

Engana-se, contudo, quem acredita que os incensos tinham uso apenas religioso ou espiritual, já que eles eram queimados nas casas tanto para perfumar o ambiente quanto para higienizar e afastar insetos.

Incensos

Hoje, vem sendo muito utilizado nas residências para harmonizar, para ajudar na meditação e para deixar o ambiente perfumado, mas é bom saber que cada aroma possui uma função específica.

Eu uso muito os de jasmim, canela e alecrim, que são cheiros que gosto demais, mas tenho feito uso de um que pedi para a Ro (que tinha uma loja virtual de produtos naturais) trazer para mim do Himalaia, que é trançadinho e fedorento, mas usado há séculos na região para harmonizar e proteger.

Hoje é possível encontrar incensos em qualquer esquina, mas é bom procurar os de boa qualidade, que realmente contêm resinas e/ou ervas aromáticas, que são, no fim, os que proporcionam benefícios.

 Vejam abaixo os incensos mais usados e os seus supostos benefícios:

  • Alecrim: o alecrim limpa e purifica o ambiente, afasta a tristeza e proporciona foco.
  • Arruda : o incenso de arruda é muito utilizado para purificar ambientes e eliminar as energias negativas, conferindo proteção espiritual.
  • Alfazema: a alfazema é calmante e harmoniza os ambientes.
  • Canela: dizem que a canela atrai os anjos, proporciona prosperidade, estimula a mente e protege o ambiente.
  • Cânfora: o incenso de cânfora (o mais usado é o Ananda) é muito utilizado para purificar e limpar os ambientes, removendo as energias negativas.
  • Citronela: afasta mosquitos e é um repelente natural, muito usado por aqui para manter o mosquito da dengue longe!
  • Cravo-da-índia : limpa o ambiente, é repelente natural de insetos e proporciona segurança.
  • Jasmim: acalma o ambiente, tranquiliza e harmoniza.
  • Lavanda: a lavanda acalma ambientes e pessoas, proporcionando mais harmonia.
  • Manjericão: traz sorte para a casa, além de proteção.
  • Patchuli: é o incenso da abundância, da fartura e da sorte nos negócios.
  • Rosas: é o incenso do amor, mas também acalma e elimina energias ruins.
  • Sândalo: o incenso de sândalo é muito usado na meditação e em cerimônias religiosas, pois aguça a intuição e acalma a mente, o que facilita o processo de meditação.
  • Vetiver: é o incenso dos comerciantes, já que dizem que favorece as vendas, atrai dinheiro e boa sorte.

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Como Manter A Dieta Comendo Em Self Service?

Isis Valverde está de cabelo curto, em férias e apaixonada. Saiba tudo!