Muita gente pergunta qual o volume indicada do oxidante para platinar o cabelo, já que tem quem diga que o máximo admitido é o de 30 volumes, pois o de 40 fragiliza demais os fios.
Como quase tudo relacionado a cabelos, não existe uma resposta pronta, uma resposta que sirva para qualquer pessoa, porque é aquela velha história, “cada cabelo uma sentença”.
Recentemente li uma matéria do tricologista Valcinir Bedin em que, falando dos super loiros, ele explicava que no processo de descoloração é preciso que as cutículas de abram e que se oxide a melanina, que é o pigmento que dá cor aos fios, e que essa oxidação é feita com água oxigenada a 40 volumes.
Quanto mais clara for a cor de base do cabelo, mais fácil será atingir o loiro claríssimo e o platinado. Nesses casos, o oxidante de 30 volumes pode sim ser suficiente.
Mas se o cabelo for escuro, a coisa complica um pouco, porque a dificuldade aumenta e, para que o cabelo platine, é preciso que o oxidante seja de um volume maior.
Meu cabelo natural é castanho escuro e todas às vezes, sem exceção, em que usei oxidante de 30 volumes o cabelo ficou laranja e NUNCA clareou até onde eu queria. NUNCA!
Esse é, com certeza, um dos motivos de preferir o oxidante de 40 volumes: ele deixa meu cabelo na cor que eu gosto.
Lógico que quanto maior o volume do oxidante, maior a agressão, sobretudo se for aplicado por quem não sabe.
Mas, quem quer ter o cabelo super claro tem que saber que o cabelo será praticamente um filho, porque os gastos com manutenção serão constantes.
Usando qualquer oxidante, de qualquer volume, se não fizer manutenção constante e correta, o cabelo parte, fica frágil e emborrachado.
Mesmo com oxidante de 40 volumes, mesmo retocando meu loiro todo mês, meu cabelo não parte, não é frágil, não emborracha e não é estragado, ao contrário.
Uma coisa que a Vivi sempre faz, antes de retocar os meus fios, é verificar se o cabelo aguenta e, mesmo que ele esteja em boas condições, ela aplica produtos reconstrutores, como o Extreme Up ou a Drenagem Capilar, da Livity.
Isso faz uma diferença enorme, porque o cabelo fica MUITO mais forte, muito mais resistente, o que diminui drasticamente os efeitos da agressão que é uma descoloração.
Outra coisa que interfere demais: a qualidade do oxidante e do descolorante! Tem que ser, sempre, os melhores, porque descolorir os fios com produto de farmácia é praticamente implorar por um desastre!
Então, o que eu sugiro, sempre é: pra descolorir, procure um bom profissional, que realmente entenda de cabelos loiros.
Porque, acreditem, o profissional certo faz todaaaaa a diferença!
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br