Sempre que minha imunidade está baixa e que a gripe quer me pegar, corro pra tomar suco de acerola, porque ela é rica em Vitamina C. Mas esses dias, curiando pela net, descobri vários outros benefícios proporcionados pela acerola.
Par quem não sabe ( e eu não sabia!), a acerola é um poderoso antioxidante, que combate os radicais livres que causam o envelhecimento e são responsáveis pelo estresse oxidativo.
É considerada a fruta mais rica em vitamina C, já que o seu teor é até 80 vezes superior ao encontrado em outras frutas cítricas. Por causa disso, ela é uma importante fonte de betacaroteno e outros carotenóides
Além disso, é rica em ferro, fósforo, cálcio, tiamina, niacina e ribofavina.
Além de ser indicada em gripes e resfriados, a acerola aumenta a resistência orgânica, ativa o crescimento e interfere no metabolismo do ferro, da glicose e de alguns outros glicídios.
É importante o consumo da acerola para lactantes, gestantes, crianças e pessoas com problemas infecciosos.
Além dessas, existem outras indicações:
- Afecções pulmonares;
- Hemorragias nasais e gengivais;
- Tratamento de doenças do fígado;
- Alivia dores musculares e nas articulações;
- Irritabilidade;
- Fadiga;
- Cicatrização de feridas;
- Tratamento de anemia;
- Indicado na dieta de pessoas desnutridas e em recuperações de desgastes físicos;
- Adjuvante no tratamento de disenterias;
- Tuberculose;
- Reumatismo.
Como se vê, a acerola possui mil e uma utilidades!
O melhor de tudo é que é deliciosa, super fresca e pouco calórica (100g contém 32 calorias), sendo super indicada para ser ingerida nesse calorzão!
A bichinha é tão poderosa, que basta consumir 4 frutinhas por dia para suprir as necessidades de vitamina C de um adulto.
Por aqui tem muita acerola, mas para quem mora em lugares onde não se encontra essa fruta, é possível se beneficiar das suas propriedades ingerindo cápsulas de acerola, cuja posologia é de 1,8 gramas por dia.
Beijos
Ju
[email protected] /https://www.facebook.com/JuLopesPE