De todas as festas cristãs, a páscoa é a minha preferida!
Não gosto do natal, pois sempre fico melancólica, mas na páscoa sempre estou feliz, sempre fico com uma sensação de alegria e de esperança muito grandes.
E não, isso não tem nada a ver com chocolate…
Talvez seja o simbolismo mesmo, de ressureição, de renascimento, de vida nova…
A páscoa, do hebraico pesach, significa passagem.
No caso da páscoa cristã, o significado é de passagem da morte para vida eterna, e por isso eu ligo o seu simbolismo ao renascimento.
A páscoa, aliás, é importante não só para os cristãos, mas também para os judeus, já que essa data marca a fuga dos judeus do Egito depois de anos de escravidão, o que não deixa de ser um renascimento, uma esperança de vida nova.
Além de ter todo esse significado de “novos começos”, a páscoa é uma data onde a família se reúne, o que é sempre divertido!
Adoro o ritual de trocar ovos de páscoa, não pelo ovo em si, mas pelo que representa, porque o ovo (de chocolate ou não), para os povos antigos, simbolizava o nascimento. Então, quando damos um ovo a alguém, estamos desejando uma vida nova.
Como para os maias e astecas o chocolate era sagrado (eles usavam como moeda de troca, tipo o ouro), ovo de chocolate é simboliza uma vida nova e sagrada.
Como eu adoroooo isso de simbolismo, vou prosear sobre alguns, tá?
Coelhinhos representam o nascimento, a fertilidade e a abundância da vida (ops, já viram como o coelho se reproduz rápido??? Isso é abundância…).
O cordeiro que tradicionalmente se come na páscoa representa Cristo que, para os cristãos, é o cordeiro de Deus.
Ops, eu não como cordeiro na páscoa, só como peixe… O costume de comer peixe representa a fé em Cristo, porque a palavra peixe em grego (ichthys) tem as mesmas iniciais da confissão de fé (Iesous Christos Theou Yios Soter = Jesus Cristo Filho de Deus Salvador).
Enfim, apesar de não ser católica, gosto muito do simbolismo da páscoa e acredito bastante que essa seja uma época de novos começos!
Beijos
Ju
https://www.facebook.com/JuLopesPE