Meninas,
Naturalmente, nós, mulheres, somos mais emotivas, voltadas para o cuidar e o acolher, pois temos uma maior sensibilidade, somos movidas pela intuição, pelo gesto de ajudar ao outro. Nessa história de zelar pelo bem-estar do outro, seja dos nossos filhos, maridos, namorados, familiares, amigos ou clientes/pacientes, acabamos nos esquecendo de cuidar de nós mesmas!
Não há nada de errado em cuidar do próximo, em querer fazê-lo se sentir bem, mas você também precisa cuidar de si, dar atenção a você, aos seus sentimentos, suas necessidades, sonhos, desejos e, principalmente, buscar a sua felicidade.
E cuidar de si não é egoísmo, é autoestima, é autovalorização e amar a si. Por isso, não se sinta culpada por dar a si um pouco da atenção que você dá ao outro. Você também é um ser humano e também precisa de cuidados, e eles não se resumem apenas à aparência (que é apenas mais um meio de agradar ao outro), mas também ao bem-estar emocional, sentimental, intelectual e espiritual.
Além de cuidar de si, é preciso que comecemos a prestar atenção a nós mesmas. E essa atenção não é apenas cuidar da alimentação, do corpo, da saúde, da carreira… É prestar atenção ao que somos e ao que fazemos, é saber nossos pontos fortes e fracos, nossas fraquezas, nossos erros… Ou seja, nos conhecermos e sabermos quais são nossos comportamentos e atitudes, identificando quando eles estão indo contra aquilo que acreditamos e somos.
O autoconhecimento é o caminho para o sucesso em todas as áreas da nossa vida, seja pessoal, profissional, amorosa ou emocional. E aliado a ele, é preciso o autocuidado e a atenção a si, pois só descobrindo quem realmente somos, como somos e por que somos é que iremos encontrar o real significado de estar bem consigo mesmo.
Devemos, portanto, investir nossas energias em nosso bem-estar, em desenvolvimento pessoal, pensando sempre positivo, valorizando nossos momentos de lazer, meditando, refletindo, cuidando do corpo, da alma, da mente e das nossas emoções, de modo que estejamos em constante equilíbrio e harmonia, como um todo.
Você pode sim, cuidar do outro, mas cuide de você também! Se descubra, se desenvolva, dê atenção ao que você sente, quer e precisa! Se permita, você merece!
Beijão!!
Amanda Carvalho ([email protected])