Meninas,
Vou falar um poquinho para vocês sobre superação. Muitas pessoas tem aquele pensamento de que está tarde demais para começar algo ou mesmo recomeçar e até mesmo mudar. A minha própria história é de superação, vou contar um pouquinho dela para vocês, pode ser que ajude alguém que esteja nesse caminho.
Eu em 2002 entrei na faculdade, fiz o curso de Desenho Industrial na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro, amava meus colegas e o que eu fazia, mas eu queria algo mais, queria entrar para uma Universidade Pública, esse era meu grande objetivo. Logo depois fiz uma prova de transferência para a Universidade de Brasília, passei por várias provas de conhecimento, português, matemática, análise de portifólio, entrevista e uma prova específica do curso. Lá tive que recomeçar o curso inteiro de desenho industrial, pois infelizmente não aceitaram muitas matérias que tinha feito na Estácio, fiz 7 semestres do curso quando notei que o curso não me satisfazia mais. Começei a ir para a faculdade com uma má vontade enorme e aquilo estava me fazendo mal. Falar para os meus pais que eu queria mudar de curso era um grande medo que eu tinha. Nessa época eu estava com 26 anos e para mim ter que recomeçar tudo era um peso e uma preocupação, pois me via muito “velha” para recomeçar. Eu passei a ver o curso de Design como um hobby e foi ai que decidi fazer algumas matérias de outro curso. Fiz algumas matérias do curso de Administração como Marketing, Introdução a Administração e Cálculo, conversei com alguns professores e decidi trancar o curso de Design e partir para a Administração em outra faculdade.
Digo uma coisa para vocês quando fui para outra faculdade e fiz outro curso, tudo mudou. A minha motivação mudou, eu estava super feliz de estar ali a idade pouco me importava, muitas pessoas se assustavam ao ouvir de mim que eu larguei uma Universidade Pública e um curso que estava quase no fim para me dedicar a outra coisa completamente distinta. Em contrapartida eles me elogiavam pela minha dedicação ao curso. Eu chegava sempre mais cedo para estudar, fazia os trabalhos com a maior dedicação e isso foi sendo notado pelos próprios professores eu recebia cada elogio com muito orgulho e vi durante os 4 anos de curso que fiz a escolha e a troca certa.
Hoje tenho 30 anos e um ano que sou formada em Adm, me orgulho pela vontade e pela garra de ter seguido o caminho que eu escolhi de ter ido atrás do que eu realmente gosto. Sou apaixonada, dedicada, empenhada no que faço.
Fica a dica para vocês que nunca é tarde para recomeçar ou mesmo começar alguma atividade que você queria. Escutem sempre as vontades e desejos de vocês e sigam em frente. A vida é curta demais para deixarmos passar as oportunidades.
Até me emocionei com esse post gente, é bom a gente ver que venceu, não é?!!!
Um beijo grande,
Raquel Assunção