Já reparam em como existem dicas para cuidar dos cabelos, são tantas receitas, tantos truques, fora as dicas do que não fazer, que pode estragar, pode quebrar, etc…
Todo mundo (sem exceção) tem um palpitizinho pra dar, algumas por experiência própria, outras porque ouviu uma amiga dizer que a amiga da amiga fez e não deu certo (ou deu) e por aí vai…
Resolvi então fazer uma listinha de algumas coisas que as pessoas dizem por aí e pesquisar pra saber se são verdades ou mentiras. Segue a lista:
1 – Muitas pessoas acreditam que as fases da lua tem grande influência sobre as madeixas, cortar na fase minguante faz o cabelo minguar, cortar na fase crescente ajuda a crescer, cortar na fase cheia aumenta o volume; mas na verdade isso é uma mentira, as fases da lua não têm nenhuma influência sobre as madeixas.
2 – Dizem que aqueles cortes feitos com navalha estragam bastante os fios, mas essa é outra grande mentira, o que faz com que os fios pareçam espetados ou arrepiados são lâminas cegas ou mesmo cabelos com colorações mais claras e super alisados, que ajudam a acentuar o efeito.
3- Tenho os cabelos super oleosos e sempre achei que lavar todo dia estragava, aumentava a queda, deixava mais ressecado, ou seja, acabava com meus cabelos, mas esses e outros receios também não passam de mitos, lavar todos os dias deixa tanto o couro cabeludo quanto os fios sempre saudáveis e cheios de vitalidade.
4 – Algumas pessoas costumam usar condicionadores comuns no lugar de cremes sem enxague achando que o efeito é o mesmo, mas isso só faz é acabar com a saúde dos fios, os condicionadores, quando não são retirados por completo, acabam queimando as madeixas e acentuando problemas como caspa e queda. Ou seja, outra mentira.
5 – E agora uma grande verdade, cortar as madeixas com frequência ajuda no crescimento, além de manter as madeixas livres de pontas duplas e ressecadas. O ideal é de três em três meses dar uma aparadinha, tirar pelo menos três dedinhos, os cabelos vão crescer mais rápido, fortes e lindos.
Assim como as minhas espero que tenha esclarecido algumas dúvidas de vocês também.
Beijos
Lili Nascimento
E-mail: [email protected]