Muitos falam a respeito das técnicas de No-Poo e Low-Poo.
Entretanto poucos sabem que tais técnicas NÃO servem (somente) para serem adotadas como ritual, seita, estio de vida, ou seja-lá-o-que-for cuja adoção exija listas de permitidos e proibidos.
Apesar do nome “lindamente difícil”, o No-Poo e o Low-Poo consistem em utilizar produtos para higienização capilar livres de substâncias detergentes pesadas, como o lauril éter sulfato de sódio.
Esta substância, embora retire as impurezas e produza aquela espuma que tanta gente adora, também é responsável por remover a proteção natural dos fios (especialmente dos mais sensíveis), ressecando-os e provocando de frizz à quebra.
Então, quando alguém teve o insight (God Bless!) de elaborar produtos sem tanta ação detergente, a indústria deu um jeito e descobriu ingredientes que limpam, porém não agridem – os tensoativos não iônicos e anfóteros, por exemplo.
Outro detalhe desse tipo de produto: eles fazem pouca ou nenhuma espuma.
Foam Free – Sem espuma
Sulfate Free – Sem Sulfato
Já que mantém a integridade dos fios (ou o que resta dela), os Shampoos Sulfate Free (sem sulfato) e os Foam free (sem espuma) são um verdadeiro curinga para cabelos danificados. Além de deixarem os cachos mais hidratados, aumentarem a durabilidade da cor, evitarem reações alérgicas no couro cabeludo, entre outros.
Não é necessário adotar medidas e produtos das famosas listas de Permitidos/Proibidos. Porém deve-se ter em mente que Sulfate Free e Foam Free (DE VERDADE) não possuem um potencial de limpeza tão grande ao ponto de substituírem o uso periódico de algum anti-resíduos, principalmente para quem tem cabelos oleosos e/ou utiliza cosméticos capilares cuja composição contenha silicones insolúveis (Cetyl Dimethicone, Cyclomethicone, Dimethicone, Dimethiconol, etc) e derivados de petróleo (Petrolatum, Mineral Oil, Parafinum Liquid, Vaselina).
Então, seu cabelo está danificado? Comece com os cuidados já na higienização!
A lavagem tradicional tende a piorar o estado dos fios enquanto os Sulfate Free e os Foam Free atuam para lavar de um jeito menos traumático, tanto para as madeixas quanto para o planeta. Afinal, sem espuma o consumo de água e a poluição gerada são menores.
Beijos
Karina Viega.
[email protected]
www.facebook.com/karinaviega