Exercícios físicos! Exageros são prejudiciais a saúde!
Quem não quer ficar com um corpão bonito, sarado, malhado. Existem mulheres que são viciadas em exercícios físicos pesados para ficar saradona.
No mundo das celebridades algumas são exemplos dessa dedicação como: Gracyane Barbosa, Mylla Christie e Joana Prado. Tanto Mylla como Joana não são mais marombadas, mas ainda continuam sendo lembradas quando o assunto é exagero na malhação.
Em relação à beleza desses corpos demasiadamente malhados as opiniões se dividem, pois nem todos acham bonito, nem sempre são citadas como exemplos positivos, pois massa corporal em excesso tira a feminilidade da mulher e as deixam muito masculinizadas.
Opiniões a parte, especialistas alertam sobre o perigo nos exageros dos exercícios físicos.
Cardiologistas afirmam que pessoas que malham demais podem ter alterações hormonais, e por conta disso não menstruam, sofrem de irritabilidade e distúrbios alimentares. “Além das possíveis dores musculares, lesão de ligamentos, hérnia lombar, cervical e lombalgias”.
O perigo de infarto também é grande se não houver um acompanhamento. “Como o coração também é um músculo, fica hipertrofiado, causando aumento da pressão arterial e insuficiência cardíaca”, enfatizam os médicos.
Além dos exercícios com aumento gradativo de peso, a alimentação de quem quer ficar forte também precisa ser específica. O ideal é comer bastante proteína e evitar açúcar, gordura e sal. “Sal retêm muito líquido. Carboidratos à noite também devem ser evitados”.
Os suplementos também podem ser úteis e devem ser tomados de preferência no fim do treino, quando os receptores do corpo estão “abertos”. “O ideal é ter uma alimentação adequada junto com os suplementos. Um bom suplemento é o whey protein (proteína do soro do leite). Mas é bom tomar cuidado com o excesso de proteínas, pois pode sobrecarregar o rim”.
Médicos garantem que mulheres que adotaram o visual forte devem ter consciência de que, com o tempo, os resultados não serão tão satisfatórios. “Com a idade, o excesso de musculação pode causar flacidez. Após a menopausa, perdem-se hormônios que ajudam a criar massa muscular. O corpo não consegue manter o músculo, que não volta mais para o lugar e acaba parecendo gordura”.
É claro que um corpo malhado é sempre bonito, mas todo excesso é prejudicial!