Existe uma variedade imensa de óleos comestíveis, e como é impossível falar de todos eles, vamos conversar sobre os principais.
Óleo de Girassol
O óleo de girassol é rico em vitamina E, que é antioxidante e combate os radicais livres, além de ser fonte de vitamina K, que ajuda na saúde óssea, dentre outras coisas.
Além disso, é rico em triptofano, o aminoácido do bom humor.
Apesar de benéfico, o consumo deve ser controlado, pois em excesso acaba ativando substâncias inflamatórias que são nocivas ao organismo.
Óleo de Macadâmia
Outro óleo bom é o de macadâmia, fonte rica de ômega 9, que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a saciar a fome, além de reduzir o estocamento de gordura no organismo.
Óleo de Soja
O óleo de soja não pode ser considerado o supra sumo de “alimento” saudável, mas contém três substâncias bastante benéficas: os fitoresterois, as isoflavonas e os terpenoides.
Os fitoesterois reduzem o colesterol, os terpenoides combatem os radicais livres e a isoflavona ajuda na prevenção da arteriosclerose.
Azeite de Oliva
Um dos óleos mais gostosos e mais conhecidos, o azeite de oliva, sobretudo o extravirgem, é muito benéfico, o que não significa que possa ser consumido em excesso.
Ele é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento, além de proteger o coração.
O ideal é que seja escolhido o virgem e o extravirgem, que são muito mais benéficos que o azeite de oliva misturado com outros óleos.
Óleo de Coco
O óleo de coco é o óleo do momento e possui ação termogênica, ajudando o organismo a queimar mais calorias.
Além disso, é rico em gorduras monoinsaturadas, que protegem o coração, reduzem o colesterol ruim e melhoram a imunidade.
Como qualquer outro óleo, deve ser consumido com cautela, pois pode levar ao aumento de peso.
Azeite de dendê
Apesar de ser rico em vitamina E e vitamina A, o azeite de dendê (amo!) é gordura saturada pura, que faz mal, muito mal, ao coração.
Margarina
A margarina é, de verdade, um problema, pois durante sua fabricação as gorduras boas se transformam em ruins, o que causa danos a saúde.
Óleo de Linhaça
O óleo de linhaça é benéfico para a saúde em geral, protegendo o coração, atuando no sistema hormonal e fortalecendo o sistema nervoso e imunológico.
Além disso, contém ômega 3, que ajuda na redução dos triglicerídeaos e na melhora do bom colesterol.
Óleo de Milho
O óleo de milho é benéfico, uma vez que é rico em ômega 3 e 6, vitamina E e vitamina A.
A vitamina A protege a visão, a vitamina E combate os radicais livres e os ômegas reduzem o colesterol ruim.
Vale lembrar que esses óleos, mesmo os chamados de “bons”, não devem ser aquecidos, pois nas altas temperaturas as gorduras boas saturam e acabam se transformando em gorduras ruins.
Existem outros óleos, mas esses são os mais usados, então, quando for “fazer feira”, observem direito qual óleo estão levando pra casa e escolha sempre o melhor.
Sua saúde agradece!
Beijos
Ju Lopes