No post anterior falei sobre os inimigos externos, e agora precisamos falar dos inimigos “internos”, que também podem causar muitos danos à nossa pele.
Os maiores inimigos “internos” são o estresse, a alimentação inadequada e o descontrole hormonal.
Alimentação Equilibrada = Pele Saudável
Quem quer ter uma pele bonita, saudável e firme precisa ter uma alimentação balanceada, que contenha as quantidades certas de proteínas, minerais e vitaminas, para, assim, poder fornecer a pele tudo o que ela precisa.
Qualquer dieta que prive o organismo de nutrientes essenciais, faz mal para a pele, assim como qualquer dieta recheada de gorduras, enlatados e industrializados também faz mal para a pele. Quem evita proteína, por exemplo, tende a ficar com a pele flácida e tem mais propensão às rugas.
O ideal é que a alimentação seja rica em frutas, verduras, proteínas, e pobre em refrigerantes, sal e enlatados.
Os tais dos hormônios!
A variação hormonal afeta a pele. Prova disso é que ao entrar na menopausa, com a baixa de estrógenos, há uma perda maior da elasticidade, o que gera flacidez e rugas. Por isso, é indispensável, nessa fase da vida, ter acompanhamento dermatológico, para que se veja a possibilidade do uso de cremes a base de estradiol.
O desequilíbrio hormonal pode causar, ainda, acne, excesso de oleosidade e eczemas. Falando em acne, sabe-se que a acne adulta, que vem afetando cada vez mais mulheres, é causada pelo desequilíbrio hormonal, que precisa ser controlado o quanto antes.
Cuidado com o estresse!
Já se sabe que o estresse faz tanto mal para a pele quanto o fumo. Isso acontece porque ele altera o funcionamento do organismo, o que reduz a produção de colágeno e a capacidade que a pele tem de se regenerar.
Além disso, o estresse aumenta a quantidade de corticoide no organismo, e o corticoide atrogia e “afina” a pele, acelera o envelhecimento e interfere na produção de colágeno.
Outro problema são os radicais livres, que aumentam de quantidade, sendo que o corpo não consegue combatê-los quando gera uma produção exagerada.
Isso significa que a pele fica sem viço, sem vida e que o envelhecimento acontece de forma acelerada.
Por isso é importante evitar situações estressantes e aprender a relaxar, seja lá como for! Uma maneira boa de aliviar o estresse e melhorar a pele é praticando atividade física, que ajuda a liberar endorfinas, que são as antagonistas do estresse, e serotonina, que é a substância do bem estar.
Outras formas de amenizar os efeitos nefastos do estresse na pele é apostar em uma alimentação (sempre ela!) saudável, rica em substâncias antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, aqueles que aumentam de quantidade quando estamos estressadas e que são um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento.
Pode-se, ainda, lançar mão dos suplementos antioxidantes, que contenham licopeno, vitamina C e vitamina E, por exemplo, que combatem os radicais livres. Além dessas substâncias, vale apostar no zinco, que estimula a renovação celular, e no silício orgânico, que estimula a produção de colágeno e garante a firmeza e elasticidade da pele.
Beijos
Ju Lopes