in

Como Lidar Com A Ressaca?

Festas de final de ano quase sempre vêm acompanhadas por uma “amiga” que sempre aparece nas manhãs seguintes: a ressaca! É, quem bebe demais ou bebe “errado”, acaba pagando esse preço, para falar do mais simples.

Quando isso acontece, a melhor dica é investir no repouso para dar ao organismo o tempo necessário para se recuperar. Isso é necessário pois ele precisa de um determinado tempo para conseguir processar e eliminar o álcool ingerido, que se encontra na corrente sanguínea. Durante esse período pós-bebedeira, é preciso, ainda, manter o corpo bem hidratado (e dá-lhe água!) e alimentado.

É, por mais enjoada que você esteja e por menos que queira ver qualquer comida pela frente, tem que comer alguma coisa para evitar os quadros de hipoglicemia que causam, dentre outros sintomas, tremores, fraqueza e tonturas, podendo levar a quadros de desmaios. Mas, na hora de “forrar o estômago”, nada de meter o pé na jaca, né? Feijoada e demais alimentos pesados não são, definitivamente, boas opções! O melhor é investir em alimentos mais leves, como frutas, verduras, sopas e sucos, por exemplo.

1324668147ressaca

No quesito hidratação, a água – sempre ela – é sua melhor amiga! Repor líquidos é essencial e é, junto com o repouso, a melhor receita para “curar a resseca”. Aqui, vale apostar na água, nos chás, nos sucos, na água de coco (é ótima nesses casos!) e nos isotônicos.

Os isotônicos, aliás, são ricos em eletrólitos, assim como os caldos, as sopas e a banana são ótimos para repor o potássio perdido no consumo do álcool.

Os chás, que podem ser tomados quentes ou gelados, são de grande ajuda, mas alguns, em especial, são ainda mais recomendados, como o de dente de leão, que ajuda o organismo a eliminar toxinas, e o de boldo, que tem ação digestiva.

O gengibre, seja no chá ou no suco, sobretudo se misturado com abacaxi, que reidrata o organismo, e hortelã, que assim como o boldo também tem ação digestiva, é uma excelente arma para curar a resseca e os enjoos decorrentes.

Dicas Extras

Não consumir álcool de estômago vazio ajuda a evitar a resseca, então, sempre antes de beber faça uma refeição para “forrar o estômago”. Em alguns países, inclusive, aconselha-se a ingestão de uma colher de azeite de oliva antes de beber para proteger o estômago e evitar a resseca.

Além disso, quando estiver bebendo, não se esqueça de tomar água, intercalando com a bebida, para manter o organismo hidratado, o que ajuda a reduzir os efeitos nada benéficos da ressaca.

O Que Não Pode

  • Não pode continuar bebendo! A crença de que se cura  a ressaca bebendo mais é totalmente falha!
  • Não pode comer alimentos “fortes” e condimentados.
  • Em caso de dor de cabeça, não faça uso de comprimidos que contenham paracetamol, já que a combinação desse ativo com o álcool pode lesionar o fígado, o que não é nada bom!
  • Não saia de casa de ressaca sem descansar! O repouso é essencial para “recompor” o organismo, sobretudo porque o efeito do álcool dura, mesmo que a gente não perceba, 24 horas, o que compromete a nossa performance nas mais diversas atividades.

Beijos

Ju Lopes

1/8 - (2 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Mantenha seus cabelos sempre impecáveis!

Como Manter A Rotina de Exercícios Nas Férias?