Eu amo praia, mas sempre volto dela cheia de “heranças maléficas”, vulgo manchas no rosto e no corpo. Não entendo qual é exatamente o problema, porque uso tubos de filtro solar, reaplico de 2 em 2 horas, uso chapéu, não fico exposta ao sol, mas mesmo assim, algumas manchas teimam em aparecer e parecem não querer sair mais nunca!
Em março passado, tomando suco de limão na praia (jumenta!), acabei com o buço manchado, o que era de se esperar, porque frutas cítricas não combinam com o sol. Passei o ano tratando e quando melhorou… Piorou de novo! Juro que usei protetor solar com FPS 100, não esqueci de passar nem um minuto e, mesmo assim, a mancha, que não existia mais, ressurgiu das cinzas e veio me assombrar.
Pra completar o quadro, apareceu uma mancha pequena próxima ao queixo e outra próxima a orelha, o que me fez pensar que o sol queria me deixar de bigodes, barba e cavanhaque! Só pode, né? Já estava desesperada, ligando da praia para marcar horário com a dermato, até que percebi que o meu braço direito estava cheio de pintinhas amarronzadas… Tem pior? É complô ou não é?
Como estamos no verão e o sol por aqui está muito forte, uma coisa assim absurda, optei por, nesse momento, não fazer nenhum tratamento agressivo, não usar laser nem fazer peelings (amo!), porque a pele acaba ficando muito sensível, e o risco de manchar ainda mais é muito maior. Esses são tratamentos para depois do verão, quando as temperaturas ficarem mais amenas.
Por hora, estou usando, tanto no rosto como no braço, cremes clareadores e vitamina C. O creme clareador é o Glyquin, que já falei por aqui, composto por hidroquinona e ácido glicólico, sendo indicado para melasmas, cloasmas, sardas, lentigos senis, melanose solar e demais hiperpigmentações por produção excessiva de melanina.
Hidroquinona é uma maravilha para as manchas, mas é também perigosa, por isso só deve ser utilizada com indicação e supervisão médica, certo?
Tenho usado o Glyquin à noite, todos os dias da semana, e durante o dia , três vezes ao dia (porque eu sou sem noção), meu cremezinho formulado com vitamina C, que é super concentrado (20% de Vitamina C), barato, protege a pele, ajuda a clarear as manchas e dá uma iluminada bem bacana.
Nem precisa falar que tenho usado litros de filtro solar, né? É, se eu sempre fui neurótica com isso, piorei ao cubo.
O tratamento começou há uma semana e o que noto é o seguinte: primeiro que nenhuma mancha aumentou, o que é a glória! Segundo que as duas manchas maiores, a do queixo e perto da orelha, que nem eram tão grandes assim, estão mais suaves. Ok, é pouco, mas já é alguma coisa e eu olho todos os dias com lupa, tá? hahaha
A mancha do buço, essa coisa horrível, é mais resistente, mas da outra vez o que resolveu foi justamente o Glyquin, então tenho certeza que dessa vez vai resolver também, mas ainda não percebi diminuição nenhuma.
Já as pintinhas do braço… Bom, elas estão levemente mais claras, eu ando usando toneladas de filtro solar, mas preciso ressaltar que comprei uma faixa (atadura) pra enrolar o braço até que elas desapareçam, porque né, não posso deixar o sol encostar nesse braço. Minha dermato, que é muito minha amiga, já disse para não fazer isso, que não tem necessidade, mas eu faço e pronto, porque né, antes enfaixada que manchada!
Quando ficar tudo bonitinho volto aqui e mostro para vocês, tá?
Beijos
Ju Lopes