Cuidar de cabelos é uma arte para poucos. Dos loiros então, nem se fala! Já passei por MUITOS profissionais, em salões grandes e pequenos, e conto nos dedos os que realmente souberam cuidar do meu loiro. De tudo o que eu vi, o que aprendi é que experiência conta muito, prática conta bastante, bons cursos são essenciais, bons produtos também. Mas tem alguma coisa nesse “balaio” que diferencia quem sabe de quem não sabe deixar o loiro baphônico.
Além de muitos profissionais não saberem “fazer” o loiro perfeito, ou explicar para a cliente quais os passos necessários para que o cabelo fique (se é que pode ficar) como ela quer, a grande maioria não sabe lidar com os erros, com os acidentes de percurso. É incrível a quantidade de meninas que mandam e-mails desesperadas porque o cabelo ficou vermelho, gema de ovo, cone de sinalização, verde, branco ou coisas do tipo, e o profissional que aplicou a química não soube como agir.
O Cabelo Ficou Laranja!
O processo de descoloração envolve várias etapas. A primeira é verificar a cor atual do cabelo, para saber exatamente até que ponto, numa primeira descoloração, a cor pode ir, que nuance pode ficar. Um cabelo preto, por exemplo, não vai platinar de uma só vez, e, na primeira descoloração, é provável que o tom fique acobreado, avermelhado ou amarelado, dependendo, para simplificar, de para que cor o cabelo “puxa”.
De modo geral, o cabelo tende a ficar laranja quando o descolorante é removido antes do tempo certo. Isso acontece porque, na descoloração, os fios vão passando por várias nuances, das mais escuras às mais claras, até chegar na cor correta e retirar o produto antes do tempo interrompe o processo. Mas qual o tempo ideal? Depende da cor do cabelo, da estrutura do fio (se é mais grosso, mais fino), se ele “abre” mais rápido ou mais devagar e também dos produtos utilizados. A regra geral é de 30 a 40 minutos, mas só é possível saber avaliando o cabelo da pessoa e levando em conta o “poder” de abrir a cor dos produtos utilizados.
Quando isso acontece é preciso tonalizar para “cobrir” o alaranjado e ir tratando até poder mexer na cor novamente. Matizadores são, também, muito eficazes nesses casos, e muitos removem boa parte do alaranjado imediatamente.
Falando em tonalizante, a escolha dele é outro fator que pode deixar os fios com reflexos alaranjados, por isso é bom tomar cuidado na escolha e analisar direitinho qual a cor (ou as cores) que estão no seu cabelo, dentre outras coisas.
É muito importante que, nessa fase, não deixe o desespero tomar conta para não acabar acontecendo estragos piores. O cabelo já é descolorido/colorido por um processo químico que o fragiliza e usar qualquer outro procedimento químico nessas horas não é uma boa pedida, já que o cabelo vai ficar ainda mais frágil, o que pode levar a quebra dos fios e até a um corte químico, como o que passei tempos atrás!
Segue no próximo post!
Beijos
Ju Lopes