Hoje mais cedo a Lu Minotto, uma leitora superfofa, me perguntou no Face se tinha algum post sobre varizes, com causas, prevenção, tratamentos e tal, porque ela “encontrou” a primeira e estava agoniada.
Como sei que isso deixa qualquer mulher doida, resolvi fazer uma pesquisa mais abrangente para saber as causas, as formas de evitar e os tratamentos possíveis, porque né, com varizes não dá!
Varizes: O Que é ?
Varizes não mais são que veias dilatadas, tortuosas e deformadas, com acúmulo irregular de sangue e de cor púrpuro-azulada.
Por que as veias se dilatam? Isso acontece porque as veias das pernas, que conduzem o sangue para o coração após ter irrigado outros membros, possuem algumas válvulas que têm a função de evitar que esse sangue, devido a ação da gravidade, volte para os pés, só que algumas vezes essas válvulas não funcionam normalmente, o que causa acúmulo e retenção de sangue (chamado de sangue “empoçado”) e, consequentemente, alargamento da veia.
O problema, contudo, não é só e principalmente estético, já que as varizes causam dores e inchaço.
Aqui, vale ressaltar que, apesar de ser raro, podem aparecer varizes em outras partes do corpo que não nas pernas. O normal é que seja nas pernas, mas pode acontecer de surgirem em outros membros, como no braços e até no rosto, por exemplo.
Varizes e Vasinhos São a Mesma Coisa?
Os “vasinhos” são vasos capilares que acabam se dilatando e ficam perceptíveis na pele, com aparência de “risquinhos” bem finos. De modo geral, os vasinhos não causam dores ou quaisquer problemas de saúde, mas incomodam muito esteticamente.
Uma dúvida que muita gente tem é se os vasinhos podem se transformar em varizes, e a resposta é NÃO, pois são duas coisas diferentes, já que os vasinhos são vasos capilares dilatados e as varizes são veias dilatadas.
O que pode acontecer é a pessoa ter predisposição para ter as duas coisas, mas em muitos casos elas aparecem separadamente. Os vasinhos são fáceis de eliminar e um angiologista dá um jeito nisso fácil!
Como Prevenir?
A melhor maneira de evitar o aparecimento das varizes é a prevenção, e isso se faz tendo um estilo de vida saudável e evitando certos hábitos.
Mas o que é isso, afinal? “Isso”, um estilo de vida saudável, é manter uma alimentação equilibrada, é evitar o excesso de peso, é fazer atividades físicas, sobretudo aeróbicas, regularmente, é manter o intestino trabalhando direitinho e o organismo hidratado.
Ou seja, coisas que TODO mundo precisa fazer se quiser viver bem, se quiser ter qualidade de vida.
As recomendações médicas para evitar o problema incluem:
1- Evitar ficar muito tempo de pé na mesma posição e, em casos onde não é possível mudar de posição, se movimente para que os músculos estimulem a circulação sanguínea.
2- Caminhar é essencial para prevenir varizes, então, caso não tenha tempo para esteira ou caminhadas, tente fazer as coisas rotineiras, como ir à padaria e ao mercado, por exemplo, a pé.
3- O uso de meias elásticas é indicado para quem passa muito tempo de pé e para quem tem predisposição genética.
No próximo post (AQUI), vou explicar quais são as causas das varizes!
Beijos
Ju Lopes