Sempre fui partidária do cabelo liso, em grande parte pela praticidade. Ocorre que com essa onda de insegurança em relação às progressivas que juram não conter formol e seus derivados, mas contêm, é complicado manter o cabelo liso.
Desde o meu corte químico, no ano passado, parei com as progressivas e venho mantendo meu cabelo longe dos alisamentos, e posso dizer com plenitude de certeza que é essa uma das razões para que ele tenha se recuperado tão bem e tenha ficado mais forte e mais “grosso”, o que é uma maravilha, já que o corte químico deixa os fios muito finos.
Já tinha visto, no início do ano passado, um “movimento” pela volta dos fios naturais e achei a atitude muito corajosa, porque para assumir o crespo e o cacheado é preciso coragem e atitude. Por sorte, o mercado de cosméticos mudou muito nos últimos anos e hoje já é possível encontrar excelentes produtos e técnicas não agressivas para “domar” os fios cacheados, que, sim, dão um trabalho danado.
Contudo, justamente por causa dessa mudança, hoje já é possível exibir um cacheado bonito, brilhoso e domado, o que é uma libertação, porque as progressivas vão, pouco a pouco, afinando e estragando os fios de tal forma que, na grande maioria dos casos, o cabelo fica ralo, fino, opaco e sem vida, de modo que a única alternativa viável é o corte, já que, depois de certo tempo, o que parece é que o cabelo não “responde” mais aos tratamentos, mesmo aos mais caros.
Claro que a transição do alisado para o natural não é fácil, afinal, você já está acostumada com a sua imagem de uma forma, e, além disso, dependendo das que foram químicas utilizadas, o processo de volta ao cabelo natural pode envolver um belo corte para se livrar da parte quimicamente tratada e voltar ao cabelo natural.
Eu cortei o meu duas vezes desde o corte químico, justamente pra tentar me livrar da química, mas na grande parte do tempo mantenho ele “escovado”, e como ele está mais curto, acho essa opção mais fácil, já que a escova estraga, mas não tanto como uma progressiva, e usando um bom protetor térmico o cabelo fica protegido.
Fora isso, é entrar e caprichar na rotina de cuidados, com muita hidratação e muito nutrição, que mantêm os fios mais domados e os cachos com “forma”. Já falei aqui que tenho usado a máscara da linha nova da L’Oréal e já vou comprar os demais produtos da linha, porque funcionaram bem no meu cabelo (e olha que NUNCA me dei bem com L’Oreal!), ajudaram na redução do volume e do frizz, meus dois maiores problemas.
Lembro do meu cabelo muito cacheado, e até já coloquei fotos aqui, e me incomodava muito que o cacheado começava da raiz, mas, não sei por qual motivo, ele não está mais assim. A raiz está levemente ondulada e os cachos começam na altura do queixo, o que fica mais natural, mais bonito e fácil de manter.
Ainda essa semana tiro fotos dele “natural” e mostro para vocês, tá?
Beijos
Ju Lopes