Se está cansada das receitas menos calóricas e sem sabor, vem aprender a comer bem e engordar menos com a gente.
Devido ao alto índice de obesidade registrado em vários países espalhados pelo mundo, muito se fala sobre reeducação alimentar, dieta, necessidade de praticar exercícios físicos e demais hábitos saudáveis. O desequilíbrio de peso atinge pessoas de todas as idades, acometendo desde crianças até pessoas mais “experientes”, o que gera uma situação instável em torno da saúde pública. Esse é um dos motivos pelo qual a dieta se tornou famosa e está no topo do seu sucesso.
É claro, há uma grande necessidade de mudanças nos hábitos alimentares da população e aí entra a dieta, rodeada de seus alimentos diet, light, muitas vezes sem graça, pouco atrativos e sem gosto agradável. Mas a boa notícia é que seus dias de comidas insossas estão chegando ao fim, isso por que alguns nutricionistas, chefs de cozinha e até blogueiros do ramo culinário desenvolveram menus menos calóricos com pratos convencionais, aqueles que já estamos acostumados a comer, só que desta vez de uma forma diferente. As receitas são baseadas em alimentos em versões light, diet e naturais que são utilizados na invenção de pratos mais apetitosos.
Huuuuumm, vem aprender receitinhas para lá de especiais que te darão água na boca e ainda te farão perder aqueles quilinhos extra e, dentro de pouco tempo, com uma alimentação balanceada associada à pratica de exercícios físicos, você irá exibir uma silhueta de dar inveja em qualquer uma! Fique agora com receitas especiais indicadas pela blogueira Michelle Franzoni:
Pão caseiro feito no micro-ondas
Ingredientes
1 ovo (escolha entre somente a clara ou o ovo inteiro)
1 colher de sopa com farelo de aveia ou outra farinha de sua preferência
1 colher de sopa com iogurte desnatado (de copo) ou 1 colher de sopa com água
1 colher de café com fermento em pó
Ervas secas quanto baste ou sementes quanto baste
Modo de preparo
Utilize um mixer ou um garfo para misturar todos os ingredientes, depois coloque-os em um refratário pequeno, não precisa untar. Leve a forma ao micro-ondas em alta potência por cerca de 2 minutos e meio, mas fique sempre de olho, já que cada eletrodoméstico possui variações na potência. Após esse período, retire do aparelho e corte o pão ao meio dourando no grill ou em uma frigideira. A massa fica bem fininha, então tenha cuidado ao cortar. Coma essa delícia por apenas 110 calorias.
Polenta
Ingredientes
100g de flocos de milho pré-cozido, cerca de quase uma xícara de chá cheia
4 xícaras de chá de água
Sal à gosto, mas é bom moderar na quantidade
Ingredientes para a preparação do molho
280 g de cubinhos de frango
1 cebola;
1 tomate médio
1 lata de molho de tomate ou tomate sem pele
Sal, salsa e pimenta à gosto
Modo de preparo
Coloque uma panela em fogo brando com a água e os flocos de milho, deixe cozinhar até que atinjam a consistência desejada. Para quem gosta da polenta mole, a dica é deixar no fogo por até 8 minutos. Em outra panela, refogue os cubos de frango, usando água ao invés do óleo e depois tempere. Rende duas porções.
Frango Xadrez
Ingredientes
300 g de peito de frango sem pele e sem gordura
1 cebola média
1 pimentão vermelho
1 cenoura cortada em rodelas
1 brócolis pequeno com talos
1 abobrinha média
150g de broto de feijão
2 colheres de sopa de shoyo light
4 colheres de sopa de água
1 colher de chá de farinha de berinjela ou de amido de milho
Modo de preparo
Corte o filé de frango e todos os legumes. A cenoura é um pouco mais demorada para cozinhar, então coloque-a em uma panela com água fervente e deixe cozinhar sozinha. Caso prefira, use uma panela a vapor, assim os nutrientes ficam concentrados no legume. Enquanto cozinha, comece a grelhar os cubos de frango sem usar óleo. Coloque os cubos de cebola e pimentão junto com o frango, quando estiverem macios, e não totalmente cozidos, junte os demais, brócolis e o broto de feijão.
A cenoura provavelmente estará pronta, pode ser adicionada também. Por último, dilua o shoyo na água e o amido ou farinha de berinjela. Misture os ingredientes restantes e incorpore aos demais. Agora deixe os legumes atingirem o ponto certo de cozimento e mecha com delicadeza.
Como acompanhamento, você pode escolher arroz integral ou uma massa integral. Mas também vale investir nesse alimento com única refeição, sem nenhum acompanhamento já que é rico em proteínas e também vegetais.
Receitas desenvolvidas pela nutróloga Liliane Oppermann:
Strogonoff com creme de leite caseiro
Ingredientes
Carne magra ou frango fatiados
1 xícara de leite semidesnatado
1 colher de sopa com amido de milho
1 colher de sopa com margarina light
3 colheres de sopa com massa de tomate
3 colheres de sopa com queijo cotage
Alho e sal quanto baste
Modo de preparo
Prepare uma panela sem óleo para fazer a carne ou o frango picadinho temperado com pouco sal e alho. Depois coloque em uma panela a margarina light, o leite, a amido de milho e vá mexendo até que a mistura engrosse. Em seguida a crescente a massa de tomate, o queijo cotage, misture e sirva com as batatas ao forno.
Como um strogonoff que se prese vem sempre acompanhados de deliciosas batatas, seja na versão palha, fatiada ou apenas cortadas, sirva-as como acompanhamento saudável, livre de óleo.
Ingredientes
Modo de preparo
Após cozinhar as batatas, corte-as em forma de palito e distribua as batatas em uma travessa que possa ir ao forno e deixe-as dourar. Tempere com pouco sal.
Lasanha especial com massa de berinjela
Ingredientes
Berinjelas (variável de acordo com a quantidade de pessoas)
1 lata de tomate sem pele
Fatias blanquets de peru
Fatias de queijo branco.
Modo de preparo
Ao invés de massa comum, você usará uma opção muito mais saudável, as berinjelas. Cozinhe-as ao dente, com um pouquinho de sal e zero de óleo. Separe a forma para montar as camadas, a primeira de berinjela, a próxima com peru e a seguinte com queijo branco. Distribua o molho na forma e repita o processo. A quantidade de berinjelas será definida por você, pois depende de quantas pessoas serão servidas e do tamanho do recipiente. Deixe a lasanha no forno por 20 minutos.