in

Resoluções de Ano Novo

Todo início de ano, movidos pelo sentimento de renovação e esperança, é a mesma coisa: traçamos metas, fazemos “listas de resoluções” e prometemos cumprir cada uma delas. Mas o ano vai passando e muitos simplesmente não fazem nada, porque planejar é fácil, mas executar é o “x” da questão.

Eu mesma faço lista, sempre fiz, mas faço pra servir de “norte”, porque, de verdade, tudo em minha vida seguiu um caminho próprio, e sempre que planejei algo, a vida me deu uma sacudida e mostrou quem manda nisso aqui. Ela, claro!

Sim, as coisas pequenas a gente consegue planejar e executar, mas as grandes coisas da vida parecem acontecer a margem do que a gente quer ou planeja, sabe? Não sei se é assim como todo mundo, mas comigo é, sempre foi.

Floating Lanterns Launched at Sunset

E mesmo assim eu sigo fazendo listas… Faço listas do que não quero mais, faço listas do que preciso agradecer e faço listas do que preciso lembrar de fazer, porque na correria do dia a dia as coisas parecem “passar” sem que a gente preste muita atenção, não é mesmo? Procuro reler minha lista de “quereres” ao menos uma vez na semana pra ter a certeza de que estou indo pelo caminho certo, que estou fazendo o que me propus a fazer.

E o que eu proponho é justamente isso, é estabelecer metas pequenas, pro dia a dia, visando as grandes, porque cumprindo as pequenas, as grandes ficam mais perto. Não entendeu? Vou explicar!

Você quer passar em um concurso público e coloca isso como meta, só que passar em um concurso público exige planejamento diário, metas curtas, e são nessas que você deve investir, porque sem elas, simplesmente ficaria muito mais difícil passar. Assim, é preciso estabelecer quantas horas diárias de estudo você precisa, quais matérias mais importantes para aquele concurso, o que você precisa focar mais, focar menos, quais exercícios fazer e por aí vai.

Cumprindo tudo isso, dia após dia, durante o tempo proposto, a meta final será facilmente alcançada, sempre. A grande maioria dos sonhos se perdem no tempo por falta de disciplina, só isso. Você pode querer muito, planejar horrores, investir e tudo o mais, mas se não tiver disciplina pra cumprir as metas pequenas, abandona o projeto no meio do caminho.

A chave de tudo é, portanto, disciplina para as pequenas coisas, porque qualquer coisa grande é o somatório das pequenas. Então, ao fazer a lista das “promessas” de ano novo, foque nas coisas pequenas, ou divida as grandes em etapas.

O que não dá, mesmo, é parar de realizar as coisas na vida por simples falta de disciplina. Planejar é bom, é ótimo, e funciona como um excelente ponto de partida, já que nos organiza, mas você precisa ir além, caso contrário passará o resto da vida fazendo listas, planejando e não conseguindo realizar nada. A escolha é toda e inteiramente sua!

Pra finalizar o post e começar bem 2014, desejo que vocês possam realizar seus sonhos, cumprir suas metas e riscar cada um dos ítens da lista de resoluções!

Rate this post

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Nossos votos para o novo ano!

6 Produtos Que Amei em 2013!