Graviola
A graviola é originária das Antilhas, mas no Brasil é encontrada em quase todo o território, sobretudo na Amazônia, no Nordeste e no Cerrado. De sabor doce ligeiramente ácido, apresenta-se agradável ao paladar, e graças a sua rica composição nutricional, oferece muitos benefícios ao organismo humano.
Quase todas as partes da planta da graviola possui propriedades medicinais, incluindo suas folhas, frutos, sementes, cascas e raízes, sendo utilizadas para o tratamento e a prevenção de diversas doenças.
Essa planta multiuso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de contribuir para o emagrecimento. Pouco calórica (100 gramas da fruta têm apenas 60 kcal), pode ser consumida em forma de suco, geleia, sorvete, iogurte e chá. Atualmente a grande importância da graviola deve-se à descoberta da possibilidade de ser utilizada no tratamento de certos tipos de câncer, devido a presença de acetogeninas em sua composição .
Graviola: Propriedades
As propriedades da graviola incluem a sua ação anticancerígena, antiparasitária, antibacteriana, adstringente, antiespasmódica, antitérmica, hipotensiva, inseticida, vasodilatador, vermífugo, dentre outras.
Graviola: Nutrientes
A fruta da graviola é rica em carboidratos, especialmente a frutose. Também contém quantidades significativas de vitamina C, B1 e B2, além de conter proteínas, minerais, como o ferro, potássio, cálcio e fósforo, aminoácidos essenciais e fibras.
Graviola: Benefícios
Esse fruto bastante suculento, com aparência de algodão, é um forte aliado para a nossa saúde. Portando abaixo listarei alguns dos seus benefícios, que são largamente conhecidos:
Aliado no Tratamento do Câncer
A planta da graviola possui compostos químicos conhecidos como acetogeninas que são produzidas no tronco, na fruta e sementes da planta, sendo configurados como potentes anticancerígenos. Estudos revelam que essas substâncias agem combatendo as células do câncer e preservando as células saudáveis e sem os efeitos desagradáveis da quimioterapia.
Pesquisas in vitro revelam que essas substâncias são eficazes contras vários tipos de câncer, incluindo de mama, próstata, ovário, cólon, fígado, pulmão, pâncreas e linfoma. Entretanto, apesar de vários estudos acerca das propriedades anticancerígenas e antitumorais, nenhuma pesquisa se mostrou totalmente conclusiva quanto aos benefícios da graviola no combate ao câncer.
Auxiliar a reduzir a pressão arterial
Devido ao seu baixo valor em sódio, pouca gordura e elevados níveis de potássio que agem como um diurético no organismo, pode auxiliar a reduzir a pressão arterial, sendo então aconselhável para pessoas que sofrem de hipertensão arterial.
Graviola previne o envelhecimento
As altas quantidades de vitaminas encontradas na graviola agem como um antioxidante que retarda o processo de envelhecimento.
Graviola ajuda a tratar constipação
A graviola possui um elevado teor de fibras, por isso o seu consumo é recomendado para tratar a constipação.
Graviola: Emagrecimento:
O chá de folha de graviola está associado a dietas para efeitos de emagrecimento, pois acelera o metabolismo, queima calorias e impede que gorduras se juntem no corpo. Age como um diurético, drenando a gordura e eliminando-as através da urina, promovendo assim a redução do peso. Todavia, deve ser administrado com cuidado e equilíbrio, pois se ingerido em demasia, pode causar efeitos contrários.
Seu uso não é recomendado para gestantes, pois suas folhas têm a capacidade de provocar contração uterina, que pode levar ao aborto. Da mesma forma, também não deve ser com sumido por lactantes e pessoas com caxumba, aftas ou ferimentos na boca, pois sua acidez pode provocar dor.
O uso da graviola para fins medicinais, apesar de trazer muitos benefícios a saúde, deve ser indicada pelo nutricionista, tendo em vista que a fruta também contém contraindicações, além disso o consumo excessivo pode ocasionar em náuseas, vômitos e sonolência em algumas pessoas.