A maquiagem é um santo recurso pra “melhoramentos faciais”. É fato que uma maquiagem bem feita rejuvenesce, ilumina e nos deixa muito mais bonitas, já que ressalta o que temos de melhor e disfarça as imperfeições.
O problema é que muita gente pesa na mão, sobretudo quando está iniciando no “mundo da maquiagem”, e aí o que era pra ficar bonito acaba ficando estranho. Vejam, então, no que apostar nos momentos iniciais, quando não temos muita prática.
Corretivo
Use sempre, sempre, sempre! Existem corretivos de vários tipos e cores, mas enquanto não conhece todos e não conhece as melhores técnicas de aplicação, use um corretivo um tom abaixo do seu tom de pele, preferencialmente mais fluído, que é mais fácil de espalhar, e em pequenas quantidades.
Base
Base é uma coisa que não dá pra dispensar, mas enquanto não sabe aplicar e escolher corretamente, escolha as de textura mais leve e com cobertura não muito alta pra não acabar com cara de reboco. Menos aqui é mais, e a base certa pra iniciantes (e pra grande maioria, inclusive eu!) é aquela que uniformiza a pele com leveza, sem pesar.
Pó
O pó é um ótimo recurso, sobretudo pra quem tem a pele mais oleosa, onde o uso de um pó matificante é altamente indicado, já que ajuda a controlar o excesso de oleosidade e deixa a pele sequinha. O melhor é aplicar o pó com um pincel fofo, já que com a esponja o resultado tente a ficar mais artificial e pesado.
Blush
Blush é vida e não dá pra ficar sem! Eu sequer saio do banheiro sem ele, porque sou amarela e acho que tô com “cara de doente”. Opte pelos tons mais rosados ou pêssego, com fundo levemente bronzeado e pouco brilho. Ele deve ser aplicado com “mão leve” e um pincel específico pra não ficar parecendo que tomou uma chinelada no rosto.
Rímel
Use sempre, sempre, sempre! O preto é a melhor aposta porque é o que destaca mais o olhar. Cuidado apenas com o exagero pra não ficar parecendo uma aranha! rsrs
Delineador
Sombra
Use o que você sabe usar, o que você consegue deixar num efeito bonito, e deixe pra apostar nas sombras mais bafônicas, nos esfumados incríveis e coisas do tipo quando tiver prática, caso contrário o efeito fica bem ruim, sério mesmo!
Com os tons suaves e clarinhos, preferencialmente opacos, é mais difícil de errar do que com cores mais fortes e vibrantes.
Batom
Todo mundo ama batom, né? Pois eu até hoje tenho “receio”. Sei lá, acho que sou muito amarela e quase nada pega bem, e também acho que batom escuro e pra quem sabe aplicar, porque não tem coisa pior que batom vermelho escorrendo, aplicado de forma não uniforme ou manchando os dentes.