in

História do Pó Compacto

pó

A maquiagem foi desenvolvida há séculos antes de Cristo pelos homens aristocráticos. Contudo,  o uso do pó de arroz, como era chamado o pó compacto antes, por causa da mistura de farinha de arroz e massa de argila como únicos ingredientes, só se popularizou a partir do século 9, no Japão. Até então, em qualquer país, apenas os homens que estavam no poder podiam fazer o uso dos cosméticos para se diferenciarem do restante da população. A moda era realçar mais as bocas e os olhos do que a própria pele. Mas, as mulheres destes nobres também entraram na moda.

Entre os séculos 9 e 12, as mulheres da nobreza também se adaptaram ao uso da maquiagem e passaram a usar o pó de arroz para deixar as suas peles pálidas e brancas. Como havia, nesta época, muito preconceito contra negros e pobres, o padrão de beleza ideal neste período era deixar o rosto com a cor do próprio arroz, praticamente. Posteriormente, os egípcios, os gregos e os romanos desenvolveram ativos à base de chumbo e leite para deixar o pó de arroz ainda mais claro, com a intenção de que o produto deixasse a pele branca e não rosada.

A preocupação exclusiva em se diferenciar de outras classes sociais deixou de acontecer no início do século 20, algum tempo depois do fim do período da escravidão. A partir de então, os produtos de maquiagens passaram a ser utilizados para embelezar a pele e não por status. Com o intuito de oferecer um visual mais harmonizado, surgiu então o blush para devolver o rosado natural da pele. A partir de então o pó de arroz voltou a ter várias cores de acordo com a tonalidade de pele de cada pessoa, passando a se chamar simplesmente pó compacto ou pó facial.

Atualmente a fórmula do pó compacto é formado por ingredientes, como, por exemplo, carbonato de cálcio, micropartículas de sílica, micropartículas de dióxido de titânio, micropartículas de talco e óxido de zinco. A escolha dos mesmos, além da qualidade da aplicação, visa não causar imperfeições no rosto das mulheres. Contudo, ao usar pó compacto excessivamente sem cuidados de limpeza posteriores, pode-se estimular o surgimento de acne no rosto. Os pós faciais mais modernos contam ainda com ativos, tal como o ácido salícilico, que corrigem o brilho, as espinhas e a oleosidade do rosto, que são o trio inimigo das mulheres atuais.

Também existem hoje em dia pós faciais que já são misturados juntamente com corretivos e bases, de modo que as mulheres não necessitem aplicar três produtos de maquiagem separadamente. Contudo, o produto nesta versão confere um look mais pesado que é indicado para a noite, bem como para as peles mais brilhosas e oleosas, pelo fato de durarem mais tempo no rosto do que os pós compactos habituais. Outros tipos de pós disponíveis no mercado da beleza são o pó iluminador e o pó bronzeador, que respectivamente conferem um aspecto luminoso e bronzeado para a pele das mulheres mais vaidosas.

O pó de arroz deixou de se chamar por este nome por causa da mudança dos ingredientes da sua fórmula, passando a se chamar pó facial. Como o pó compacto se refere ao modo de embalação do produto, de forma compacta, este não é o novo nome oficial do produto de maquiagem. Há também no mercado o pó solto, que como o próprio nome já diz, possui pós soltos dentro da embalagem, ao contrário do pó compacto. Já o produto mais preocupado com as imperfeições da pele recebeu o nome de pó mineral, podendo ser encontrado compacto ou ainda solto.

1/8 - (1 voto)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

O que são os pós descolorantes coloridos

História do blush