O que é Repigmentação
Quem possui os cabelos loiros e deseja escurecer o tom, seja porque enjoou do visual ou porque a cor é difícil de manter, não deve jogar qualquer tintura permanente diretamente nas madeixas, sem saber o que está fazendo, pois além do risco dos fios ficarem manchados e avermelhados, também há o risco de danificar a estrutura das fibras capilares. Ocorre que os fios castanhos, por exemplo, são formados por pigmentos vermelhos, azuis e amarelos. Para esta finalidade, os profissionais dos salões de beleza realizam um serviço chamado de repigmentação. Mas, então, o que é repigmentação e como escurecer os cabelos?
Análise do cabelo
Após uma análise do estado de dano, porosidade e ressecamento dos seus cabelos, um profissional determinará como a repigmentação será feita e qual é a nova cor ideal. Dificilmente você conseguirá ir do loiro platinado diretamente para o castanho escuro, por exemplo, pois basta uma lavagem para a cor desbotar e ficar manchada, então pode ser aplicada uma cor indireta, como, por exemplo, o loiro médio acobreado. O desbotamento ocorre porque os cabelos danificados, porosos ou ressecados ficam com as cutículas abertas e não absorvem os produtos aplicados, motivo pelo qual é difícil escurecê-los, assim como também é difícil clareá-los.
Supondo que você tenha cabelos loiros platinados e queira tê-los loiros médios dourados, para deixar de se preocupar com o pigmento amarelo, a repigmentação, caso os fios estejam saudáveis, ocorrerá da seguinte forma: o primeiro passo será aplicar uma tintura um pouco mais clara do que a cor que você quer com uma água oxigenada de volume 10. Como os cabelos estão com a numeração 12 e o seu objetivo é a numeração 7.3, primeiramente os fios serão tingidos com a numeração 8, que se trata de um loiro claro natural. Lembre-se de respeitar a mistura com água oxigenada 10.
Após tingir as madeixas com tintura de cor loiro claro natural e água oxigenada de volume 10, os cabelos devem ser enxaguados no prazo de 20 minutos, para dar sequência ao procedimento de repigmentação, sendo que você deverá secar a umidade dos fios com um secador de cabelo. Usando água oxigenada de volume 20, o passo seguinte será aplicar a cor desejada, ou seja, o loiro médio dourado de numeração 7.3, deixando a mistura agir por 35 minutos, procedendo imediatamente com uma sessão de hidratação intensiva dos fios, para assim minimizar os danos, a porosidade e o ressecamento dos mesmos.
- Top 5 Dúvidas Sobre Cabelos Loiros
- Cabelos loiros – Respondemos as dúvidas mais frequentes. Vem ver!
O procedimento da repigmentação
Como o procedimento da repigmentação consiste em reconstruir a cor dos seus cabelos, sem causar problemas, o resultado é a cor desejada por mais tempo, sendo que a mesma persiste mesmo após o desbotamento por conta das lavagens e da oxidação da tintura. É diferente de tingir as madeixas diretamente com loiro médio dourado e água oxigenada 40, por exemplo, o que revelaria reflexos avermelhados e causaria fortes danos aos fios. As tinturas com nuances douradas ou acobreadas, por sua vez, são ideais para quem faz repigmentação, pois nuances neutras, como o acinzentado, deixam os fios esverdeados.
Quem está com os cabelos muito danificados, porosos e ressecados, por sua vez, pode evitar a dupla química optando por misturar a tintura em um recipiente com água morna ao invés de usar água oxigenada volume 10. Mas, a dica só funciona caso a nuance utilizada seja acobreada ao invés de dourada. É uma técnica alternativa de repigmentação que preserva a integridade das fibras capilares, embora não seja capaz de oferecer fixação de coloração. A repigmentação deve ser manuseada exclusivamente por um profissional de confiança, pois algo pode dar errado e depois não há volta atrás. Então, procure o seu salão de beleza de confiança.