Não confie na balança
Devemos entender que a balança não é efetiva para medir progressos. É essencial saber que o número que aparece na balança é apenas um número e não nos diz nada do que realmente precisamos saber em nosso corpo.
Primeiramente, devemos compreender que 1 kg de gordura ocupa muito mais espaço em nosso corpo do que 1 kg de músculo. Ao perder 1 kg de gordura corporal e ao mesmo tempo ganhar 1 kg de massa muscular, obviamente irá acontecer uma redução da área corporal.
Peso corporal
Nosso peso corporal não é apenas o peso de gordura e músculos. Ele é influenciado por várias fatores. O peso pode variar até 1,8 kg ao longo de um dia, e isso não quer dizer que você emagreceu ou engordou. Nas mulheres, principalmente, as alterações hormonais em pode levar a uma maior retenção de líquidos, que se reflete no peso na balança.
Se o número da balança não está se movendo, não quer dizer que nada esteja acontecendo com seu corpo. Você pode estar perdendo gordura, mas retendo líquido ou ganhando massa muscular!
1 kg de massa magra conquistado chega a aumentar a energia de repouso (TMB) em torno de 15 a 30 kcal/dia, ou seja, quanto mais massa muscular, mais eficiente seu metabolismo irá se tornar, assim, facilitando a queima de gordura. Por isso a musculação é um fator importante sim no processo de queima de gordura.
Como acompanhar minha evolução sem ser pela balança?
Avaliar sua composição corporal através da antropometria (consulte um Nutricionista) é o melhor método.
A avaliação visual de frente ao espelho também pode ser usada, desde que se tenha uma boa percepção em relação ao seu físico. Analisar cada detalhe, cada pequena mudança é de extrema importância. É necessário ter auto conhecimento, conhecer seu corpo e estar atenta a qualquer mudança!
É essencial não se basear, também, em cálculos como IMC, pois este parâmetro não nos mostra o que realmente queremos: a composição corporal, que envolve massa muscular, gordura, massa óssea, resíduos e água.