Relutei muito antes de escrever esse post pois o livro que vou disponibilizar para vocês hoje não é o tipo de livro que foi feito para agradar ninguém, ao contrário…É um tipo de livro que mexe com as nossas crenças e geralmente causa incômodos.
Não sei se vocês já ouviram falar do Osho, que foi um mestre espiritual indiano muitas vezes mal interpretado. Eu comecei a ler o Osho muito novinha e realmente não tinha entendimento para 90% das coisas que ele dizia, mas mesmo assim sei que muitas das coisas que aprendi e vivenciei até hoje devem-se aos ensinamentos do Osho.
Algumas coisas que ele fala eu não concordo, outras eu talvez não tenha entendimento suficiente para compreender, mas a grande maioria das suas palavras me tocou de alguma forma e me ajudou de inúmeras outras, sobretudo no que diz respeito a liberdade e a aceitação de ser o que se é.
Apesar de discordar ou não compreender algumas coisas, eu sempre indico os livros do Osho porque independente do que eu acredite, eu reconheço a inteligência, a verdade, a clareza e a beleza de tudo o que ele falou, então acho que vale ser compartilhado.
Vou colocar alguns trechos desse livro do Osho pra vocês, tá?
1- “Somente os corajosos podem viver. A coragem é o primeiro passo a ser aprendido. Apesar de todos os medos, temos que começar a viver. E por que é preciso coragem para viver? Porque a vida é insegurança. Se você fica preocupado demais com proteção, você permanecerá confinado em um pequeno cantinho, quase em uma prisão, construída por você mesmo. Será seguro, mas não será vivo. Não terá aventura, êxtase. Seja corajoso e deposite tudo aos pés da vida; nada mais é valioso. Não sacrifique a sua vida por pequenas coisas – dinheiro, segurança; nadas disso tem valor. Cada um deve viver sua vida tão totalmente quanto possível; somente então surge a alegria, somente então o transbordamento da graça divina se torna realmente possível .”
2- ” O amor é a maior força curativa da vida. Aqueles que deixaram de vive-lo, permanecem vazios, irrealizados. A loucura comum não tem métodos, mas a loucura chamada amor tem um certo método. Que método é esse? Ele o faz alegre, torna a vida uma canção, trás uma imensa alegria para você.”
3- “A risada traz força. Agora, até mesmo a ciência medica diz que a risada é um dos remédios que vão mais fundo dentro do que a natureza ofereceu ao homem. Se você puder rir quando estiver doente, você recuperará sua saúde mais cedo. Se você não puder rir, mesmo não estando doente, mais cedo ou mais tarde você adoecerá.”
4 – “As pessoas estão levando tudo tão a sério que isso se tornou um peso para elas. Aprenda a rir mais. Para mim, o riso é tão sagrado como a oração.”
5- “O mundo tem conhecido pessoas tão bonitas, tão loucas! Na verdade todas as grandes pessoas no mundo foram um pouco loucas – aos olhos da multidão. Suas loucuras tiveram expressão porque elas não eram miseráveis, elas não tinham medo, elas não estavam preocupadas com o trivial. Elas estavam vivendo cada momento com totalidade e intensidade e, por causa dessa totalidade suas vidas se tornaram uma linda flor –elas estavam cheias de fragrância, de amor, de vida e de riso.”
6- É preciso reunir coragem e, se as pessoas disserem que você é louco, divirta-se com a idéia. Diga a elas: “Você está certo, neste mundo somente pessoas loucas podem ser alegres e felizes. Eu optei pela loucura juntamente com a alegria, com o êxtase, com a dança; você optou pela sanidade com a angústia, com o inferno – nossas opções são diferentes. Continue são e pareça miserável; deixe-me só na minha loucura. Não se sinta ofendido. Eu não estou me sentindo ofendido por todos vocês – tantas pessoas sãs, equilibradas no mundo e eu não estou me sentindo ofendido.”
7 – “O homem é totalmente livre. Esta é a sua beleza, esta é a sua glória. A liberdade é uma dádiva de Deus. Você tem que criar a si mesmo, tem que ser auto-criativo. Você pode permitir a si mesmo tornar-se um lindo florescimento na consciência, ou você pode se tornar um robô.”
8- “Aceite o seu ser mais íntimo, o qual você trouxe do além, e assim você não sentira que esta deixando de viver algo. No momento em que você aceita a si mesmo, incondicionalmente, de repente, uma explosão de felicidade acontece. Sua energia começa a fluir, a vida se torna um verdadeiro êxtase.”
9- “Lembre-se, nunca exija a perfeição. Você não tem direito algum de exigir qualquer coisa de alguém. Se alguém o ama, seja grato, mas não peça nada – porque ela não tem nenhuma obrigação de amar você. Se alguém ama, isso é um milagre, emocione-se pelo milagre.Ame como uma função natural, da mesma maneira que você respira. E quando você amar uma pessoa não comece a exigir; de outra maneira, você estará fechando as portas desde o começo. Não espere nada. Se alguma coisa vier a você, sinta-se grato. Se nada vier, não é preciso que venha, não há necessidade que venha. Você pode contar com isso.”
10 – “Aqueles que realmente desejam viver tem que correr muitos riscos. Tem que se mover sempre no desconhecido, tem que aprender uma das lições mais fundamentais: que não existe lar, que a vida é uma peregrinação – sem começo, sem fim. Sim, existem lugares onde você pode descansar, mas são paradas de uma noite e, pela manhã, você deve partir novamente.”
O nome desse livro é Vida, Amor e Riso, que é, mesmo, a minha trindade!
Quem quiser ler esse livro basta me enviar um e-mail, tá?
Beijos
Ju