Como Fazer O Intestino Funcionar
Intestino preguiçoso é um problema muito mais comum que você pensa. A prisão de ventre, ou constipação intestinal, é uma das queixas mais frequentes nos consultórios médicos.
Principalmente por mulheres. O problema atinge 20% da população mundial, sabia? A dificuldade se caracteriza principalmente pelas fezes endurecidas, dores ou número de evacuações inferior a três por semana. E diferente do que você pode estar pensando, não existe apenas uma causa para isso acontecer.
Na verdade, existem várias causas que podem fazer o intestino parar de funcionar, mas, com certeza, beber pouca água e consumir poucas fibras são as principais e mais comuns, de acordo com os especialistas. Doenças como o hipotireoidismo, que mantém baixo nível de hormônio tireoidiano, também prejudica o movimento do intestino.
Já o uso de medicamentos como analgésicos e antidepressivos podem piorar o caso e trancar de vez o intestino. Mas, assim como há várias causas, há também várias soluções para colocar o organismo em ordem e tudo fluir como deve acontecer.
São dicas simples, fáceis e baratas de se colocar em prática. Anote aí:
# Ele precisa de horário
Pode parecer engraçado, mas educar seu intestino é fundamental para que ele comece a funcionar. No mesmo horário, todos os dias, sente-se no vaso sanitário e espere, mesmo sem vontade.
Com o tempo, o intestino vai transformar esta ação em hábito e vai começar a funcionar. Pode ser depois de uma refeição ou logo pela manhã.
# Muitas fibras ao longo do dia
Ter um cardápio rico em fibras é importante para que o intestino funcione bem. Encontradas nas frutas como mamão, ameixa, laranja, pêssego e uva, e também, em verduras e folhas verdes, as fibras servem como laxante natural, aumentando o bolo fecal.
É necessário consumir pelo menos 30g por dia. Coloque no seu café da manhã cereais como aveia, farelo de trigo e linhaça.
# Deixe a vergonha de lado
Muitas mulheres só conseguem ir aos pés no banheiro de casa. Mas, quando dá aquele vontade de ir ao banheiro, tanto no trabalho, quanto na casa de alguém, não pode ficar segurando.
Isso só tende a deixar o organismo lento e o intestino travado. Gera uma distensão gradual do canal anal, retendo mais e mais bolo fecal e piorando o quadro da prisão de ventre.
# Exercício é importante
A ansiedade provoca tensão muscular do intestino, que para de funcionar. E só com atividade física essa situação pode ser invertida. A adrenalina é liberada durante uma corrida, por exemplo, estimula as contrações do intestino, facilitando a evacuação.
Caminhadas por mais de 30 minutos, natação e ioga são as práticas mais indicadas. Mas é necessário manter um ritmo e uma rotina diária destes exercícios para ter o resultado esperado.
# Beba mais água
Assim que você consumir as fibras, elas precisarão de água para funcionar dentro do corpo e fazer com que o bolo fecal fique mais fácil de sair.
No mínimo, você deve beber dois litros de líquido por dia. Um deles precisa ser de água. O outro pode ser de chá e suco. Só não vale refrigerante!
Veja também: