Bonito isso né? Enquanto eu tô aqui suando para perder peso tem um monte de gente querendo engordar, acreditam nisso?
Já havia prometido isso pra Bubi, que é uma seguidora super fofa aqui do Patricinha Esperta, e para outras meninas, mas nesses último dois meses eu estava tão focada em emagrecer – ainda estou- que qualquer coisa que me lembrasse a palavra engordar se transformava em inimigo íntimo!
De engordar eu entendo, e acho muito fácil, mas o que acontece é que para as meninas magrinhas ganhar peso pode ser tão ou mais difícil do que perder peso.
O grande responsável por isso é o METABOLISMO, que no meu caso simplesmente resolveu encarnar o bicho preguiça!
Além do metabolismo, ganhar ou perder peso é questão de, como disse Dra. Nathália Figueirêdo, fazer conta, porque o peso é o produto final do que a gente ingere e gasta.
Mas ao contrário do que muita gente pensa, não basta sair atacando tudo quanto é guloseima para ganhar peso. Sim, é preciso ingerir uma quantidade maior de carboidratos e aumentar o número de calorias ingeridas durante o dia, mas isso precisa ser feito de forma a abarcar todos os conceitos de alimentação saudável, porque ser magro não significa estar imune a doenças coronarianas, colesterol alto e diabetes, por exemplo.
Então, é preciso aumentar o consumo calórico, mas com alimentos saudáveis. Além disso, o uso de suplementos pode ser de grande ajuda, mas isso deve ser determinado por um nutricionista. Dessa forma, embora eu vá sugerir alguns suplementos, é um nutricionista quem deve prescrever e acompanhar o uso, já que só ele pode determinar qual suplemento é indicado para qual caso, de acordo com as necessidades do seu organismo e do seu estilo de vida.
Confiram as dicas:
1- Aumente o consumo de carboidratos
Fazendo uma comparação bem tosca: quando se quer engordar o gado aumenta-se o consumo de grãos e farelos,que são carboidratos, certo? Com gente o princípio é o mesmo, portanto aumentem o consumo de carboidratos como batatas, pães, arroz, mel e massas.
2- Consuma frutas calóricas
As frutas mais calóricas são o coco, o açaí e o abacate, sendo que a manga e o caqui também oferecem umas quantidade razoavelmente alta de calorias.
O abacate contém fibras, prebióticos, aumenta o bom colesterol, combate o colesterol ruim e é rico em ômega , a gordura do bem.
Todas essas frutas são fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo e devem ser ingeridas em até cinco porções diárias.
3- Consuma sementes oleaginosas
Acrescente na sua dieta porções diárias de castanhas, macadâmia, castanha-do-pará, nozes, amêndoas, dentre outras sementes oleaginosas, que aumentam o consumo calórico de forma saudável.
4- Fracione as refeições
Essa é uma dica engraçada porque quando estamos tentando emagrecer a primeira coisa que falam é justamente para fracionar as refeições, né?
Recentemente li uma entrevista em que a pesquisadora Zoe Harcombe, da Universidade de Cambridge, afirmava que fracionar refeições engorda.
A explicação dela é bastante coerente, já que, segundo ela, para o corpo queimar calorias é preciso queimar triglicérides, e o corpo só fará isso se não houver carboidratos, glicose e glicogênio disponíveis. É dizer, o corpo só fará isso se estivermos em jejum, por isso, nas palavras dela “a menos que você queira ficar do tamanho de uma vaca, pare de ruminar o dia todo” . Adoroooo a sutileza das pessoas, adoro. Hehehe
Fui pesquisar e vi na revista Super Interessante que a Organização Mundial de Saúde diz que não existem evidências de que fracionar as refeições ajude a emagrecer, e sim o contrário, pois esse hábito leva a um descontrole nas refeições intermediárias.
Para a OMS, não há evidências de que fracionar as refeições diminua o risco de engordar. Ao contrário: o hábito faz com que você perca o controle nas refeições intermediárias.
Então, quem quer engordar deve fracionar as refeições em seis e fazer vários lanches durante o dia com cereais, frutas secas, sementes e frutas como o abacate.
Por hoje é só, mas amanhã tem mais dicas, certo?
Beijos
Ju
@JuLopesL / [email protected]