Já que as mulheres não tem como fugir do ato de remover os pelos do corpo, seja por motivos de saúde ou por motivos estéticos, o ideal é seguir os 10 Mandamentos da Depilação para que não surjam imperfeições cutâneas e problemas de pele posteriormente, tais como as alergias, as foliculites, as inflamações e as manchas, após a finalização do procedimento com um dos métodos depilatórios existentes, como, por exemplo, a cera, a gilete, o creme, a máquina elétrica, a luz pulsada, a linha e o laser.
Mas, quais são os 10 Mandamentos da Depilação mesmo? Confira algumas dicas de cuidados especiais com a depilação, independente do método depilatório escolhido, que parecem aparentemente simples e bobos, mas que fazem a diferença na hora de ter uma pele clara, luminosa e perfeita:
01 – Hidrate o seu corpo diariamente com a aplicação de cremes e com o consumo de água, pois a pele ressecada contribui para o surgimento das indesejadas foliculites, que se tratam de uma inflamação avermelhada e acompanhada de pus que é ocasionada pelo encravamento dos pelos com dificuldade em nascer.
02 – Se você possui reação alérgica à um dos métodos depilatórios citados, procure uma alternativa entre as opções que você possui, pois a hiperpigmentação avermelhada, as manchas marrons e as foliculites podem abalar a sua auto-estima em cheio. Se estas alternativas forem a luz pulsada e laser, melhor ainda.
03 – Para iniciar a remoção dos pelos com dos métodos depilatórios citados, tome banho antes para limpar e para amolecer a pele, facilitando assim a extração. A higienização corporal evita o contato dos produtos utilizado com as bactérias já presentes na pele, evitando também as infecções e as alergias.
04 – Ao utilizar uma cera ou uma gilete, não faça o uso do mesmo produto mais de uma vez, pois, em ambos os casos, apesar da depilação acontecer, a pele é contaminada por fungos que estão presentes nestes métodos depilatórios. Já os aparelhos eletrônicos também devem ser corretamente higienizados.
05 – Se a sua pele é sensível e fica extremamente irritada após o uso de qualquer um dos métodos depilatórios citados, pode ser que você se sinta mais confortável utilizando pomadas anti-inflamatórias após o procedimento de depilação, o que acaba reduzindo também as foliculites, com pus ou pelos encravados.
06 – Caso não deseje sentir mais desconforto e irritação após a depilação, evite aplicar qualquer tipo de óleo corporal ou creme hidratante, pois aí quem até então não sentiu uma reação alérgica pode começar a sentir. Estes produtos também acabam favorecendo as foliculites, devendo serem aplicados antes da depilação.
07 – Caso queira tomar sol ou necessite se ausentar de casa sob altas temperaturas na sua cidade, evite expor a pele depilada diretamente aos raios solares, pois as regiões que estão sensibilizadas podem ficar avermelhadas e até mesmo hiperpigmentadas, ganhando queimaduras marrons que só saem com tratamentos peelings químicos.
08 – Caso necessite se expor aos raios solares para trabalhar, por exemplo, faça uso constante do protetor solar a cada três horas para proteger a pele depilada, não importando se uma determina região está coberta por vestimentas ou não.
09 – Evite usar vestimentas como, por exemplo, calcinhas, calças e blusas, muito apertadas, que podem ocasionar atrito com a pele e favorecer a hiperpigmentação de tonalidade marrom nas dobras da pele, pois o clareamento destas manchas é possível apenas com peelings químicos que renovem a camada superficial da pele.
10 – Caso você esteja com a sua pele escurecida por causa do atrito dos métodos depilatórios ou por causa do atrito das vestimentas, troque as opções mais comuns pela máquina elétrica, que não favorece a hiperpigmentação. Mas, apenas a luz pulsada e o laser são capazes de acabar de vez com as foliculites avermelhadas.