Ácido Retinóico Acaba Com As Rugas!

Até pouco tempo atrás eram raros os posts de ativos, cremes e tratamentos antienvelhecimento aqui no Patricinha Esperta, porque eu, do alto da minha ingenuidade, achava que os trinta anos, essa idade tão avançada, não chegaria tão cedo.

E como os 30 são um marco, mais precisamente o “ladeira abaixo” no quesito envelhecimento, logo que cheguei a esse marco, comecei a me preocupar muito mais com qualquer coisa que consiga desacelerar esse processo.

Nesses últimos meses a minha maior surpresa foi constatar que o ácido retinóico – aquele que sou viciada – é, até hoje, imbatível no quesito antienvelhecimento.

O ácido retinóico, conhecido como tretinoína (vitanol A, lembram?) e vitamina A ácida, bem como os demais retinoides, como o retinol e o retinaldeído, é um ativo comprovadamente eficaz no rejuvenescimento facial, já que ajudam na formação de colágeno, estimulam a renovação celular, melhoram a irrigação sanguínea na derme e reorganizam as fibras elásticas, o que resulta numa pele mais uniforme e firme.

Além disso, o ácido retinóico clareia manchas, que é um problema bastante comum, que acomete quase 100% das mulheres.

Já falei dele aqui muitas vezes e continua sendo, junto com a vitamina C e a argila, meu ativo preferido pra pele, porque possui várias funções e apresenta resultados rápidos.

A parte ruim do ácido retinóico é que ele é fotossensibilizante, o que significa que a pele fica mais fina e sensível, o que exige um cuidado enorme com o sol.

Mas nada que um protetor solar (olhem o mantra: usem protetor solar, vocês tem que usar!) não resolva, né?

Outra coisa chata é que até o momento em que a pele não se acostuma com ele, é normal surgir descamação, vermelhidão e ressecamento, sendo que em alguns casos podem ocorrer reações mais intensas, como coceiras e sensação de “queimar”.

É por isso que, usando o ácido retinóico, é melhor evitar produtos abrasivos ou que contenham álcool, pois a pele tende a ficar ainda mais sensível.

Apesar de todos esses possíveis problemas, ainda prefiro apostar nele, que é o queridinho dos dermatologistas e, melhor ainda, super barato!

Beijos

Ju Lopes

Ácido Retinóico Acaba Com As Rugas!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

6 Comments
  1. Vou correndo comprar meu Vitanol, qual concentração comprar Ju? quero um mais fraco, por causa do verão e pra pele começar a se acostumar. Seu Blog é tudo.. Super Fã… Bjos

    1. Lu, eu uso de 1%, que é o mais forte, mas ele só é vendido com receita aqui em Jee!

  2. Ju, já faz um tempinho que eu uso o acido nas minhas estrias, estão diminuindo bastante, mas como sou muito branca mesmo usando protetor manchou minha pele, não queria parar de usar pois está apagando bem as estrias vc sabe de algo que eu possa usar para as manchas?

  3. oi ju vc pode me dizer qual é o prazo de validade do creme de vitamina c da artvitta? Quero comprar um creme nao sei se uso manipulado ou pronto. Bjus

  4. Realmente depois que comecei a usar o acido retinoico minha pele melhorou bastantee foi por dica sua Ju, fui ao dermatologista e comecei a questionar todos os acidos..rsrs..como vc sugeriu.. e ela me passou o RETIN-A MICRO 1% no inicio senti todos os desconfortos mas valeu a pena, teus posts ajudam bastante muito obrigada pelas tuas dicas valiosas.
    beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.