Até pouco tempo atrás eram raros os posts de ativos, cremes e tratamentos antienvelhecimento aqui no Patricinha Esperta, porque eu, do alto da minha ingenuidade, achava que os trinta anos, essa idade tão avançada, não chegaria tão cedo.
E como os 30 são um marco, mais precisamente o “ladeira abaixo” no quesito envelhecimento, logo que cheguei a esse marco, comecei a me preocupar muito mais com qualquer coisa que consiga desacelerar esse processo.
Nesses últimos meses a minha maior surpresa foi constatar que o ácido retinóico – aquele que sou viciada – é, até hoje, imbatível no quesito antienvelhecimento.
O ácido retinóico, conhecido como tretinoína (vitanol A, lembram?) e vitamina A ácida, bem como os demais retinoides, como o retinol e o retinaldeído, é um ativo comprovadamente eficaz no rejuvenescimento facial, já que ajudam na formação de colágeno, estimulam a renovação celular, melhoram a irrigação sanguínea na derme e reorganizam as fibras elásticas, o que resulta numa pele mais uniforme e firme.
Além disso, o ácido retinóico clareia manchas, que é um problema bastante comum, que acomete quase 100% das mulheres.
Já falei dele aqui muitas vezes e continua sendo, junto com a vitamina C e a argila, meu ativo preferido pra pele, porque possui várias funções e apresenta resultados rápidos.
A parte ruim do ácido retinóico é que ele é fotossensibilizante, o que significa que a pele fica mais fina e sensível, o que exige um cuidado enorme com o sol.
Mas nada que um protetor solar (olhem o mantra: usem protetor solar, vocês tem que usar!) não resolva, né?
Outra coisa chata é que até o momento em que a pele não se acostuma com ele, é normal surgir descamação, vermelhidão e ressecamento, sendo que em alguns casos podem ocorrer reações mais intensas, como coceiras e sensação de “queimar”.
É por isso que, usando o ácido retinóico, é melhor evitar produtos abrasivos ou que contenham álcool, pois a pele tende a ficar ainda mais sensível.
Apesar de todos esses possíveis problemas, ainda prefiro apostar nele, que é o queridinho dos dermatologistas e, melhor ainda, super barato!
Beijos
Ju Lopes