Acne Adulta: O Tormento!

O que antes era raro, agora atinge ao menos 30% da população adulta feminina: a acne!

 A péssima notícia é que essa praga atinge inclusive quem, na adolescência, nunca sofreu com a acne. Eu sou uma dessas felizardas, porque depois dos 20 é que essa bendita veio com força!

Poucas coisas na vida me deixaram tão assustada quanto acordar um belo dia e perceber que a minha pele estava coberta de lesões inflamadas com cravos, comedões e muitas espinhas. Tá, não foi de um dia para o outro, mas foi quase.

Eu sempre tive a pele super oleosa, mas nunca tive muitas espinhas, exceto em algumas fases da adolescência, mas era uma coisa temporária, não era nada muito dramático. O que as fez surgir, então? O que mudou para que elas resolvessem dar o ar da graça?

Logo que apareceram fiz o que todas vocês devem fazer ao menor sinal de espinhas pipocando no rosto: procurei uma dermatologista!

Acne Adulta: O Tormento!
Acne Adulta: O Tormento!

Ela me explicou, dentre outras coisas, que vem se tornando muito comum o fato de a acne aparecer tardiamente e que isso se deve a alterações hormonais, uso inadequado de cosméticos, alimentação errada, implantes de hormônios, distúrbios menstruais, obesidade, uso de anabolizantes, baixa resistência do organismo e, principalmente, ao estresse.

O estresse causa uma desordem hormonal que aumenta o nível de cortisol no sangue. O aumento do cortisol provoca um descontrole na produção de óleo pelas glândulas sebáceas, o que faz com que a pele fique ainda mais oleosa e origine a acne.

Com acompanhamento da dermatologista, eu eliminei a acne e não fiquei com cicatrizes, pois procurei ajuda no início, mas a minha pele continua sendo super oleosa, embora eu use bons produtos que realmente controlem a oleosidade.

O tratamento depende de cada caso e varia de pessoa para pessoa, mas algumas dicas são valiosas.

A primeira coisa é manter a pele limpa e os poros desobstruídos. Como a quantidade se sebo na pele oleosa é muito grande, ele vai se acumulando no canal da glândula e obstrui os poros. Quando isso acontece as bactérias se acumulam no local e produzem substâncias que inflamam a pele, originando as espinhas.

Como se vê, quanto mais limpa a pele estiver menores as chances de piora da acne. Mas não se pode lavar a pele várias vezes ao dia, duas  vezes é o bastante,  pois mais que isso provoca o famoso efeito rebote, que faz com que a pele produza ainda mais sebo.

O uso de cosméticos oleosos é proibido pois eles entopem os poros, então optem sempre por produtos oil free e não comedogênicos.

Nunca, jamais, nem por um instante, espremam as espinhas, pois é possível que a pele fique contaminada por unhas sujas e bactérias presentes nas mãos, o que piora sensivelmente a acne. Além disso, espremer espinhas pode traumatizar a pele originando cicatrizes ainda maiores.

Ou seja, ao menor sinal de problema, procure logo um dermatologista, antes que a coisa piore e saia do controle, porque só o médico vai poder indicar os melhores tratamentos!

Beijos

Ju Lopes

 

Acne Adulta: O Tormento!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.