O que antes era raro, agora atinge ao menos 30% da população adulta feminina: a acne!
A péssima notícia é que essa praga atinge inclusive quem, na adolescência, nunca sofreu com a acne. Eu sou uma dessas felizardas, porque depois dos 20 é que essa bendita veio com força!
Poucas coisas na vida me deixaram tão assustada quanto acordar um belo dia e perceber que a minha pele estava coberta de lesões inflamadas com cravos, comedões e muitas espinhas. Tá, não foi de um dia para o outro, mas foi quase.
Eu sempre tive a pele super oleosa, mas nunca tive muitas espinhas, exceto em algumas fases da adolescência, mas era uma coisa temporária, não era nada muito dramático. O que as fez surgir, então? O que mudou para que elas resolvessem dar o ar da graça?
Logo que apareceram fiz o que todas vocês devem fazer ao menor sinal de espinhas pipocando no rosto: procurei uma dermatologista!
Ela me explicou, dentre outras coisas, que vem se tornando muito comum o fato de a acne aparecer tardiamente e que isso se deve a alterações hormonais, uso inadequado de cosméticos, alimentação errada, implantes de hormônios, distúrbios menstruais, obesidade, uso de anabolizantes, baixa resistência do organismo e, principalmente, ao estresse.
O estresse causa uma desordem hormonal que aumenta o nível de cortisol no sangue. O aumento do cortisol provoca um descontrole na produção de óleo pelas glândulas sebáceas, o que faz com que a pele fique ainda mais oleosa e origine a acne.
Com acompanhamento da dermatologista, eu eliminei a acne e não fiquei com cicatrizes, pois procurei ajuda no início, mas a minha pele continua sendo super oleosa, embora eu use bons produtos que realmente controlem a oleosidade.
O tratamento depende de cada caso e varia de pessoa para pessoa, mas algumas dicas são valiosas.
A primeira coisa é manter a pele limpa e os poros desobstruídos. Como a quantidade se sebo na pele oleosa é muito grande, ele vai se acumulando no canal da glândula e obstrui os poros. Quando isso acontece as bactérias se acumulam no local e produzem substâncias que inflamam a pele, originando as espinhas.
Como se vê, quanto mais limpa a pele estiver menores as chances de piora da acne. Mas não se pode lavar a pele várias vezes ao dia, duas vezes é o bastante, pois mais que isso provoca o famoso efeito rebote, que faz com que a pele produza ainda mais sebo.
O uso de cosméticos oleosos é proibido pois eles entopem os poros, então optem sempre por produtos oil free e não comedogênicos.
Nunca, jamais, nem por um instante, espremam as espinhas, pois é possível que a pele fique contaminada por unhas sujas e bactérias presentes nas mãos, o que piora sensivelmente a acne. Além disso, espremer espinhas pode traumatizar a pele originando cicatrizes ainda maiores.
Ou seja, ao menor sinal de problema, procure logo um dermatologista, antes que a coisa piore e saia do controle, porque só o médico vai poder indicar os melhores tratamentos!
Beijos
Ju Lopes