Com certeza você já ouviu falar que vários alimentos orgânicos ou alimentos naturais possuem propriedades combativas, calmantes, antioxidantes, antisépticas, antifúngicas e anti-inflamatórias, entre outros benefícios, não é mesmo? Uma dupla que promete reduzir a aparência das suas olheiras é a batata e o tomate. Apesar das olheiras não terem cura, sejam elas, constitucionais, melânicas, sanguíneas ou vasculares, as mulheres se sentem menos bonitas com elas, simplesmente derrubando a auto-estima e a vontade de sair de casa em algumas ocasiões, mas é possível amenizar estas olheiras com alimentos, como, por exemplo, a batata e com o tomate. Quer saber como funciona?
Ao colocar uma rodela de batata ou uma rodela de tomate ao redor dos seus olhos, você acaba estimulando o fluxo de circulação sanguínea em torno do seu rosto. Ambos os alimentos possuem ainda ação clareadora, bem como vários minerais e vitaminas que são necessários para a sua saúde, mas principalmente para reduzir o estado das suas olheiras. Para fazer o tratamento em casa com os alimentos, basta seguir alguns passos para a preparação correta e seguir a recomendação do tempo de exposição aos olhos. Tenha em mente ainda que os alimentos podem reagir de forma diferente para cada pessoa.
Afinal, as olheiras são influenciadas por questões genéticas, questões hormonais, humor, cansaço, saúde e formato do rosto. Quer saber como preparar os alimentos? Para fazer o tratamento das suas olheiras, você vai precisar basicamente de uma batata e de um potinho de hidratante facial. O primeiro passo é cortar a batata em rodelas, deixando estas rodelas no congelador durante cerca de quinze minutos para as mesmas ficarem bem geladas. Depois, basta aplicar duas rodelas de batata ao redor dos olhos e aguardar vinte minutos. Em seguida, você deverá enxaguar o rosto com água corrente gelada e aplicar o hidratante facial.
Para fazer o tratamento das suas olheiras com tomate, você vai precisar basicamente de uma colher de suco de tomate, de um potinho de hidratante facial e de uma gaze. Deve-se aplicar o suco de tomate ao redor dos olhos com cuidado para não atingir a visão. Para a sua maior segurança, deite-se em uma cama ou em um sofá e peça que alguém faça isso para você. Depois, deve-se cobrir a região dos olhos, com suco de tomate, usando uma gaze. Aguarde 20 minutos e depois enxague o rosto com água corrente gelada. Finalize o procedimento aplicando hidratante facial.
Para quem não sabe, existem quatro tipos de olheiras: a constitucional, a melânica, a sanguínea e a vascular. A olheira constitucional se caracteriza pela tonalidade avermelhada obtida por fatores genéticos, sendo mais difíceis de serem tratadas, embora possam ser amenizadas. A olheira melânica se caracteriza pela tonalidade marrom obtida por descontroles hormonais ou manchas desencadeadas pela exposição excessiva ao sol. A olheira sanguínea se caracteriza pela tonalidade arroxeada obtida pelo descontrole de hemoglobinas no organismo e pela dilatação dos vasos sanguíneos. Já a olheira vascular se caracteriza pelo afundamento ou pelas marcas na região dos olhos, ocasionada exclusivamente pelo comportamento.
Seja qual for o tipo de olheira que você possui, constitucional, melânica, sanguínea ou vascular, é importante consultar um dermatologista caso você tenha dúvidas sobre a eficácia de tratamentos alternativos para a redução dos sintomas das olheiras. O profissional é quem recomendará os melhores produtos para você a até mesmo tratamentos alternativos, como, por exemplo, a máscara de batata ou a máscara de tomate. Por se tratarem de alimentos naturais, não ocasionam problemas para a pele. O que não vale é inventar receitas mirabolantes envolvendo compostos químicos que podem manchar o seu rosto, o que é bem diferente da batata e do tomate.