Combata os Inimigos da Sua Beleza!

No post anterior falei sobre os inimigos externos, e agora precisamos falar dos inimigos “internos”, que também podem causar muitos danos à nossa pele.

Os maiores inimigos “internos” são o estresse, a alimentação inadequada e o descontrole hormonal.

Alimentação Equilibrada = Pele Saudável

Quem quer ter uma pele bonita, saudável e firme precisa ter uma alimentação balanceada, que contenha as quantidades certas de proteínas, minerais e vitaminas, para, assim, poder fornecer a pele tudo o que ela precisa.

Qualquer dieta que prive o organismo de nutrientes essenciais, faz mal para a pele, assim como qualquer dieta recheada de gorduras, enlatados e industrializados também faz mal para a pele. Quem evita proteína, por exemplo, tende a ficar com a pele flácida e tem mais propensão às rugas.

O ideal é que a alimentação seja rica em frutas, verduras, proteínas, e pobre em refrigerantes, sal e enlatados.

Os tais dos hormônios!

A variação hormonal afeta a pele. Prova disso é que ao entrar na menopausa, com a baixa de estrógenos, há uma perda maior da elasticidade, o que gera flacidez e rugas. Por isso, é indispensável, nessa fase da vida, ter acompanhamento dermatológico, para que se veja a possibilidade do uso de cremes a base de estradiol.

O desequilíbrio hormonal pode causar, ainda, acne, excesso de oleosidade e eczemas. Falando em acne, sabe-se que a acne adulta, que vem afetando cada vez mais mulheres, é causada pelo desequilíbrio hormonal, que precisa ser controlado o quanto antes.

Cuidado com o estresse!

Já se sabe que o estresse faz tanto mal para a pele quanto o fumo. Isso acontece porque ele altera o funcionamento do organismo, o que reduz a produção de colágeno e a capacidade que a pele tem de se regenerar.

Além disso, o estresse aumenta a quantidade de corticoide no organismo, e o corticoide atrogia e “afina” a pele, acelera o envelhecimento e interfere na produção de colágeno.

Outro problema são os radicais livres, que aumentam de quantidade, sendo que o corpo não consegue combatê-los quando gera uma produção exagerada.

Isso significa que a pele fica sem viço, sem vida e que o envelhecimento acontece de forma acelerada.

Por isso é importante evitar situações estressantes e aprender a relaxar, seja lá como for! Uma maneira boa de aliviar o estresse e melhorar a pele é praticando atividade física, que ajuda a liberar endorfinas, que são as antagonistas do estresse, e serotonina, que é a substância do bem estar.

Outras formas de amenizar os efeitos nefastos do estresse na pele é apostar em uma alimentação (sempre ela!) saudável, rica em substâncias antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres, aqueles que aumentam de quantidade quando estamos estressadas e que são um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento.

Pode-se, ainda, lançar mão dos suplementos antioxidantes, que contenham licopeno, vitamina C e vitamina E, por exemplo, que combatem os radicais livres. Além dessas substâncias, vale apostar no zinco, que estimula a renovação celular, e no silício orgânico, que estimula a produção de colágeno e garante a firmeza e elasticidade da pele.

Beijos

Ju Lopes

Combata os Inimigos da Sua Beleza!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.