Se matricular na academia não é uma tarefa simples. Primeiro: você não está muito afim de fazer aulas e aparelhos, mas sabe que precisa. Segundo: tem medo que todos os alunos fiquem de olho em você, por ser novata e estar com uns quilinhos a mais. Terceiro: é horrível chegar sozinha num ambiente cheio de gente que já se conhece e sabe fazer tudo sozinho. Mas vamos lá! É hora de escolher uma malha, colocar o tênis e dar tchau para esse medo todo. Você precisa cuidar da sua saúde e ninguém melhor que você sabe disso!
E tudo é uma questão de adaptação. Você precisa conversar com o treinador, trocar uma ideia com as meninas no banheiro, puxar assunto com um colega de aula ou com a professora da ginástica. Tire a primeira semana só para observar a ação dos outros e tente se sentir à vontade. Afinal, você está ali igual a todo mundo, malhando, pagando a mensalidade e ninguém tem nada a ver com isso! Não tenha vergonha de pedir ajuda ao professor toda vez que precisar tirar uma dúvida. Todos os seus colegas já passaram por isso ai! Mas, se ele não é seu personal trainer, não exagere e fique atenta. Ele está ali para atender você e todos os outros. Ninguém com exclusividade!
É bom saber que em certo momento você vai precisar dividir aparelhos com os outros. Então, é simples: uma série de exercícios você, uma série o colega do lado. É normal e nada mais justo quando a academia está nos horários de pico: meio dia, de manhã bem cedo ou depois das 18h. Outra atitude legal é ouvir a sua música no volume que só você escuta. Nada mais mal educado que levar o celular ou um aparelho e colocar a música a todo volume, atrapalhando quem está na esteira ao lado, não é?
E falando em celular, ele só serve para ouvir música. Ficar nas redes sociais ou atender ligações no meio da aula de jump ou entre um aparelho e outro é tão feio quanto falar no celular no meio do cinema com o filme passando na tela. Outra gafe que muitas pessoas cometem na academia e que você pode evitar é falar muito alto, mesmo com quem está do lado. A academia já tem barulho suficiente para as pessoas ficarem gritando, né? Então, controle-se!
No banheiro, mais situações que incomodam os outros: usar mais de um armário quando a academia está lotada pode prejudicar o seu convívio. O banho deve ser rapidinho, afinal, tem uma fila de mulheres esperando para ocupar o chuveiro e que também precisam trabalhar ou buscar o filho na escola. Se você vai tomar banho lá, leve poucos produtos e organize as roupas conforme a ordem de uso. Assim você evita ficar que suas peças fiquem bagunçadas e até que caiam no chão. Ah, e não se esqueça de um chinelo! É básico para a sua higiene. E também é válido levar sacolinhas de roupa para colocar as peças suadas. Isso facilita na organização.