A oleosidade não tem cura, mas pode ser controlada com o uso dos produtos certos, por isso é importante conhecer os ativos que controlam a oleosidade e aprender um pouquinho sobre a utilização dos produtos que podem ajudar nessa tarefa.
Ainda estamos, teoricamente, no inverno, mas como aqui na Bahia (acho que no Nordeste todos!) é verão sempre, resolvi falar um pouquinho sobre como controlar a oleosidade no calor intenso, que é constante por aqui. É fato que, no verão, o suor e o sol mais forte estimulam as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais sebo, o que se torna um problema para quem já possui peles oleosas, porque quanto maior a produção de sebo, maior será a oleosidade da pele.
Nesse caso, a rotina de cuidados com a pele, que é a básica, deve contar com limpeza, esfoliação, tonificação e hidratação, além de proteção, é claro!
A pele deve ser lavada com sabonetes específicos para peles oleosas duas vezes ao dia, e esse é o passo mais importante, pois pele suja não absorve adequadamente os tratamentos. Ou seja, de nada adianta comprar produtos caros se a sua pele continua suja, porque você estará jogando dinheiro fora!
Ademais, é a limpeza que irá garantir, em grande parte, que a produção se sebo seja controlada, e por isso é tão importante escolher um bom sabonete facial, com ativos que realmente controlem a oleosidade da pele.
Esfoliantes leves, de uso diário, não agridem a pele e ajudam a retirar as células mortas e o acumulo de impurezas típicas do suor e do verão. Os esfoliantes mais agressivos devem ser utilizados somente uma vez por semana e olhe lá! Ei tenho muita dificuldade de seguir essa recomendação, porque AMO esfoliantes e quero usar todo dia, mas tenho maneirado depois das broncas que tomei da minha dermato, sabe?
Depois de lavada e esfoliada, é hora de tonificar a pele para complementar a limpeza e fechar os poros. Tônicos calmantes e sem álcool são os mais indicados, sempreee! O tônico também ajuda a normalizar o pH da pele, que é alterado pelo uso dos sabonetes.
Depois do tônico, é hora do hidratante, que pode ser substituído também por um creme com vitamina C, que protege a pele dos efeitos do sol, refina e clareia. O hidratante precisa ser oil free e ter uma textura mais leve. Muito cuidado com produtos que continham ativos como ácidos, que não devem ser usados, via de regram, durante o dia.
Em seguida, filtro solar! Ah, filtro solar oil free, por favor, né? Pelo amor dos deuses: olhem o PPD dos produtos! O PPD é a medida de proteção dos raios UVA, que causam o envelhecimento e as manchas de pele, e deve sempre ser maior que 12.
Para conter o suor e o restinho de oleosidade, vale muito lançar mão dos lencinhos anti-oleosidade, que são super eficientes, não provocam efeito rebote e não deixam a pele brilhar!
Com esses cuidados, garanto que a oleosidade estará controlada no verão ou no inverno!
Beijos