Cosméticos Orgânicos São Melhores?

Pesquisa recente realizada nos Estados Unidos revelou que existem mais de 800 substâncias químicas, sobretudo conservantes e detergentes, sendo utilizadas em produtos cosméticos, o que pode afetar diretamente a nossa saúde.

Nesse contexto, uma solução viável são os cosméticos orgânicos, feitos com substâncias livres de agrotóxicos, pesticidas, parabenos, sulfatos, corantes, componentes sintéticos e formol, além de contarem apenas com máterias-primas 100% naturais, como óleos essenciais e extratos naturais.

São produtos feitos com óleos essenciais, óleos vegetais, manteigas vegetais, flores, sementes e frutos.

Por serem isentos de corantes artificiais, que são potencialmente cancerígenos, derivados de petróleo, ativos geneticamente modificados e ingredientes sintéticos, não causam alergias, não agridem a pele, o cabelo e o organismo.

São os óleos essenciais que garantem o aroma e trazem também inúmeros benefícios, dependendo do óleo utilizado.

A qualidade desses produtos tende a ser superior, sobretudo os produtos para pele, que não usam óleos minerais, mas sim óleos essenciais, que conseguem penetrar realmente na pele e proporcionar benefícios, ao contrário dos óleos minerais, que não penetram na pele .

Quanto à eficácia, o grau é o mesmo dos cosméticos não orgânicos, com o benefício de agredir menos o seu organismo com um todo e o planeta.

O cuidado aqui e observar a procedência e as certificações do produto, pois, infelizmente, existem sim produtos de qualidade duvidosa.

Para garantir a qualidade dos produtos é preciso que a matéria-prima seja orgânica e certificada por entidades conhecidas, e isso envolve a avaliação dos fornecedores dessas matérias-primas.

A certificação é feita por entidades como o Ecocert, o Instituto Biodinâmico, o Vegan Society e o IBD.

As normas do IBD, que é uma organização extremamente respeitada, são rigorosas, assim como da francesa Ecocert, e, por isso, seu selo de certificação é tão valorizado.

Os métodos de cultivo precisam respeitar o ecossistema e manter o equilíbrio natural, para que o impacto ambiental seja o menos possível.

Os produtos orgânicos não são testados em animais (e só por isso já têm meu amor eterno!), mas sim em voluntários, o que é de extrema importância.

É cristalino, pois, que esse tipo de produto só proporciona benefícios, tanto ao planeta quanto à sua beleza e saúde!

Beijos

Ju Lopes

Cosméticos Orgânicos São Melhores?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.