Pesquisa recente realizada nos Estados Unidos revelou que existem mais de 800 substâncias químicas, sobretudo conservantes e detergentes, sendo utilizadas em produtos cosméticos, o que pode afetar diretamente a nossa saúde.
Nesse contexto, uma solução viável são os cosméticos orgânicos, feitos com substâncias livres de agrotóxicos, pesticidas, parabenos, sulfatos, corantes, componentes sintéticos e formol, além de contarem apenas com máterias-primas 100% naturais, como óleos essenciais e extratos naturais.
São produtos feitos com óleos essenciais, óleos vegetais, manteigas vegetais, flores, sementes e frutos.
Por serem isentos de corantes artificiais, que são potencialmente cancerígenos, derivados de petróleo, ativos geneticamente modificados e ingredientes sintéticos, não causam alergias, não agridem a pele, o cabelo e o organismo.
São os óleos essenciais que garantem o aroma e trazem também inúmeros benefícios, dependendo do óleo utilizado.
A qualidade desses produtos tende a ser superior, sobretudo os produtos para pele, que não usam óleos minerais, mas sim óleos essenciais, que conseguem penetrar realmente na pele e proporcionar benefícios, ao contrário dos óleos minerais, que não penetram na pele .
Quanto à eficácia, o grau é o mesmo dos cosméticos não orgânicos, com o benefício de agredir menos o seu organismo com um todo e o planeta.
O cuidado aqui e observar a procedência e as certificações do produto, pois, infelizmente, existem sim produtos de qualidade duvidosa.
Para garantir a qualidade dos produtos é preciso que a matéria-prima seja orgânica e certificada por entidades conhecidas, e isso envolve a avaliação dos fornecedores dessas matérias-primas.
A certificação é feita por entidades como o Ecocert, o Instituto Biodinâmico, o Vegan Society e o IBD.
As normas do IBD, que é uma organização extremamente respeitada, são rigorosas, assim como da francesa Ecocert, e, por isso, seu selo de certificação é tão valorizado.
Os métodos de cultivo precisam respeitar o ecossistema e manter o equilíbrio natural, para que o impacto ambiental seja o menos possível.
Os produtos orgânicos não são testados em animais (e só por isso já têm meu amor eterno!), mas sim em voluntários, o que é de extrema importância.
É cristalino, pois, que esse tipo de produto só proporciona benefícios, tanto ao planeta quanto à sua beleza e saúde!
Beijos
Ju Lopes