Muita gente ainda questiona se os cremes para tratar a reduzir a celulite compensam ou não. Não há unanimidade entre os dermatologistas, mas, uma coisa é certa, que eles ajudam, ahhh ajudam!
Lógico que, sozinhos, eles não farão milagres. Nem eles nem nada, mas se associados a uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, os resultados são promissores, sobretudo se utilizados nas massagens, como a drenagem linfática, por exemplo.
É certo, contudo, que com o passar dos anos a pele fica menos elástica, mais flácida e mais vulnerável ao “ataque das celulites”, sendo que essa flacidez não é muscular, mas sim cutânea, estando relacionada a redução da produção do colágeno e da elastina. Além disso, é comum o acúmulo de líquidos e, por isso, para pessoas acima de 40 anos os resultados exijam tratamentos constantes, inclusive massagens e tratamentos estéticos.
Quando a celulite está relacionada basicamente à retenção de líquidos, o ideal é descobrir de onde está vindo esse inchaço e tratá-lo, e o melhor tratamento para retenção de líquidos é a boa e velha drenagem linfática, que é super eficaz em drenar o líquido excedente, assim como a endermologia e o velashape, por exemplo.
Quando a celulite vem em conjunto com a gordura localizada, os melhores tratamentos são os que estimulam a quebra das células de gordura, como o Suscision, que deixa a pele mais uniforme.
Os cremes também podem ajudar muito, dependendo dos ativos que contém, da capacidade de penetração desses ativos e da forma de aplicação do produto.
É muito importante ressaltar, até pra não criar falsas promessas, que nenhum creme sozinho dará resultados se você não fizer a sua parte. Outra coisa importante é que os resultados não aparecem de um dia para o outro, eles demoram, às vezes semanas, às vezes meses, depende do produto e da pessoa. Assim, é essencial persistir no tratamento para alcançar bons resultados.
Outra coisa que interfere demais no resultado final é a forma de aplicação do produto! Pra começar, a pele precisa estar limpa, sem acúmulo de células mortas e, pra isso, a esfoliação é artigo de primeira necessidade!
A pele do corpo pode ser esfoliada, usando produtos leves, uma vez por semana, pois isso garante que o “caminho esteja livre” para a entrada dos ativos presentes nos cremes de tratamento.
O produto deve ser aplicado após o banho, com a pele limpa, e antes de qualquer outro produto, como hidratantes ou manteigas corporais, por exemplo.
O melhor momento é após o banho pois é nesse momento, com a pele ainda um pouco úmida, que os ativos conseguem penetrar melhor, atingindo não apenas a camada superficial da pele.
O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, religiosamente e sempre em movimentos circulares. Alguns produtos dizem que não precisa dessa “massagem”, mas massagem sempre potencializa os resultados, então é bom investir! E, pra quem puder, é uma maravilha usar esses cremes em conjunto com a drenagem linfática e/ou a massagem redutora, pois assim os resultados são muito mais rápidos.
Beijos
Ju Lopes