Conheça os Poderes do Chá Mate!

Alguém aqui  costuma tomar chimarrão ou tereré com frequência? Que sorte! É que a Ilex paraguariensis, popularmente conhecida como “folha mate” ou mate, que é a erva utilizada para fazer o chimarrão, é um poço de benefícios para a saúde. Sim, o chá mate é tudo de bom!

Ele é Antioxidante!

A erva mate  contém ácido clorogênico, um potente antioxidante, que, além de combater os radicais livres, influenciam de forma direta em inúmeros mecanismos do organismo através da redução da oxidação celular, o que melhora o equilíbrio metabólico.

Além disso, sendo antioxidante, combate o envelhecimento precoce, coisa que muito nos interessa!

cha-mate-emagrece

Ele Reduz o Colesterol!

O consumo diário de 1 litro de chá mate por dia reduz, de acordo com estudos  realizados na Universidade Federal de Santa Catarina, em até 13%  as taxas do LDL, que é o colesterol ruim, e, paralelamente, aumenta as taxas do bom colesterol. Esse efeito, supõe-se, decorre da presença de glicídios e alcaloides presentes na erva, que possuem o poder de reduzir a absorção do colesterol.

Ele Ajuda no emagrecimento

O chá mate possui efeito termogênico, o que significa que ele acelera o metabolismo basal e, consequentemente, aumenta o gasto calórico, o que contribui, e muito, para a perda de peso. Mas, além disso, a erva mate possui ação lipolítica, o que ajuda na queima de gordura. Claro que o chá mate sozinho não fará ninguém emagrecer, mas, associado a uma dieta equilibrada, ele ajuda no emagrecimento, atuando como um bom coadjuvante.

Ele Estimula a Digestão

Para quem  possui problemas digestivos, o chá mate é um santo remédio! Isso porque ele possui substâncias que auxiliam na liberação dos sucos digestivos, facilitando a digestão. No mais, é diurético e desintoxicante, ajudando o organismo a ficar “limpo” e livre das toxinas que  fazem tanto mal.

Ele Mantém o Coração Protegido!

Como possui ativos antioxidantes, sobretudo os polifenois,  o chá mate é eficaz na prevenção de doenças cardíacas, evitando que a gordura fique acumulada nos vasos e prevenindo as doenças inflamatórias e reduzindo o colesterol.

Ele Turbina o Cérebro

O chá mate é rico em xantinas, que são substâncias parecidas com a cafeína, nossa velha conhecida. Essas substâncias ajudam no desempenho cerebral. Além disso, como o chá mate possui polifenóis, que são antioxidantes, ele ajuda a retardar o envelhecimento cerebral, que ocorre com a oxidação dos neurônios.

O que não pode mesmo é exagerar no consumo, senão os efeitos não são nada bons, e incluem nervosismo e insônia.

Existem estudos em andamento para analisar quais as melhores formas de ingestão da erva mate para conseguir os melhores benefícios, mas, de modo geral, é melhor usar as folhas de mate ao invés do “chá de saquinho”, que utiliza não só a folha de mate, mas também outras partes da planta.

A quantidade ideal de chá por dia, para obter os benefícios prometidos, é de um litro por dia, fracionado entre as refeições.

Como é um chá relativamente barato e fácil de encontrar, dá pra todo mundo incluir na rotina diária!

Beijos

Ju Lopes

Conheça os Poderes do Chá Mate!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.