Alguém aqui costuma tomar chimarrão ou tereré com frequência? Que sorte! É que a Ilex paraguariensis, popularmente conhecida como “folha mate” ou mate, que é a erva utilizada para fazer o chimarrão, é um poço de benefícios para a saúde. Sim, o chá mate é tudo de bom!
Ele é Antioxidante!
A erva mate contém ácido clorogênico, um potente antioxidante, que, além de combater os radicais livres, influenciam de forma direta em inúmeros mecanismos do organismo através da redução da oxidação celular, o que melhora o equilíbrio metabólico.
Além disso, sendo antioxidante, combate o envelhecimento precoce, coisa que muito nos interessa!
Ele Reduz o Colesterol!
O consumo diário de 1 litro de chá mate por dia reduz, de acordo com estudos realizados na Universidade Federal de Santa Catarina, em até 13% as taxas do LDL, que é o colesterol ruim, e, paralelamente, aumenta as taxas do bom colesterol. Esse efeito, supõe-se, decorre da presença de glicídios e alcaloides presentes na erva, que possuem o poder de reduzir a absorção do colesterol.
Ele Ajuda no emagrecimento
O chá mate possui efeito termogênico, o que significa que ele acelera o metabolismo basal e, consequentemente, aumenta o gasto calórico, o que contribui, e muito, para a perda de peso. Mas, além disso, a erva mate possui ação lipolítica, o que ajuda na queima de gordura. Claro que o chá mate sozinho não fará ninguém emagrecer, mas, associado a uma dieta equilibrada, ele ajuda no emagrecimento, atuando como um bom coadjuvante.
Ele Estimula a Digestão
Para quem possui problemas digestivos, o chá mate é um santo remédio! Isso porque ele possui substâncias que auxiliam na liberação dos sucos digestivos, facilitando a digestão. No mais, é diurético e desintoxicante, ajudando o organismo a ficar “limpo” e livre das toxinas que fazem tanto mal.
Ele Mantém o Coração Protegido!
Como possui ativos antioxidantes, sobretudo os polifenois, o chá mate é eficaz na prevenção de doenças cardíacas, evitando que a gordura fique acumulada nos vasos e prevenindo as doenças inflamatórias e reduzindo o colesterol.
Ele Turbina o Cérebro
O chá mate é rico em xantinas, que são substâncias parecidas com a cafeína, nossa velha conhecida. Essas substâncias ajudam no desempenho cerebral. Além disso, como o chá mate possui polifenóis, que são antioxidantes, ele ajuda a retardar o envelhecimento cerebral, que ocorre com a oxidação dos neurônios.
O que não pode mesmo é exagerar no consumo, senão os efeitos não são nada bons, e incluem nervosismo e insônia.
Existem estudos em andamento para analisar quais as melhores formas de ingestão da erva mate para conseguir os melhores benefícios, mas, de modo geral, é melhor usar as folhas de mate ao invés do “chá de saquinho”, que utiliza não só a folha de mate, mas também outras partes da planta.
A quantidade ideal de chá por dia, para obter os benefícios prometidos, é de um litro por dia, fracionado entre as refeições.
Como é um chá relativamente barato e fácil de encontrar, dá pra todo mundo incluir na rotina diária!
Beijos
Ju Lopes