Existem dois tipos de manchas que tendem a “aparecer” na pele após a temporada de sol, calor e praia. Essas manchas podem ser escuras, conhecidas como melasmas, ou claras.
As manchas claras são micoses conhecidas como pano branco. Elas são causadas por infecções fúngicas e algumas pessoas possuem uma predisposição maior para desenvolvê-las.
Quem já possui histórico de pano branco deve começar a usar, duas vezes na semana, sabonetes corporais a base de enxofre ou ácido salicílico, bem como as famosas buchas vegetais.
Se a micose já se instalou, o tratamento deve ser feito com acompanhamento médico e consiste em sabonetes, loções e medicamentos antimicóticos.
Observem que nem toda mancha branca é micose, já que as pessoas de pele mais escura e aquelas que tomam sol sem proteção costumam desenvolver pequenas manchas mais claras que a pele corporal.
Nesse caso, as manchas são causadas pela exposição excessiva ao sol sem filtro solar. Essa irritação causada pelo sol pode ser evitada com o uso de filtro solar e de cremes hidratantes potentes que combatam a desidratação cutânea e o ressecamento da pele.
Em todo caso, as manchas claras, sejam decorrentes de micoses ou de proteção solar insuficiente, são mais fáceis de sair que os melasmas (manchas escuras).
O melasma aparece muito nas pessoas de pele mais escura e se concentram no rosto, o que torna o problema ainda maior.
Para evitar o melasma, que é resultado da exposição excessiva ao sol sem proteção adequada, é indispensável o uso de filtro solar.
O acúmulo de melanina e a presença de hormônios femininos, que deixam a pele mais sensíveis a exposição solar, são fatores que contribuem – e muito- para o aparecimento do melasma, por isso as mulheres são as maiores vítimas desse mal.
Ademais, o uso de anticoncepcionais, as esfoliações feitas sem proteção solar posterior e a gravidez também podem originar esse problema.
Para evitar o melasma o principal é o uso de filtro solar. Cremes com nanosferas ou talosferas de vitamina C também ajudam muito a prevenir e a tratar o melasma, já que a vitamina C é um poderoso antioxidante que clareia a pele e a protege dos danos solares.
Para quem não conseguiu evitar os melasmas, tratamentos com ácido retinóico, dexametasona e hidroquinona são indicados para minimizar as manchas.
Eu conheço pessoas que fazem tratamentos há mais de 5 anos e NUNCA conseguiram se livrar do melasma…Portanto, todo cuidado é pouco!
Beijos
Ju
@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br