Ahhh, o carnaval…Ainda lembro o estado que meus pés ficavam…Machucados, feridos e, uma semana depois, sem unhas!
Mesmo de tênis, esse pula pula, comum no carnaval da Bahia, faz com que os pés, vez ou outra, sejam pisoteados e acabem muito machucados.
A situação piora se o tênis estiver apertado, fazendo calo ou se as unhas dos pés estiverem grandes.
Sapato confortável é TUDO no carnaval. E tem que ser tênis, porque é comum pisar em pedras e cacos de vidro, o que pode machucar muito. Além disso, na folia o sapato tem que ser baixo. Por isso, o tênis é o calçado mais indicado, já que é baixo, fechado e confortável.
Observem se o tênis causa calos, se aperta os dedinhos, se tem palmilha e couro maci0s, já que são esses detalhes que determinam o nível de conforto do calçado.
Antes da folia, evitem lixar os pés, pois a sola mais grossa, nesse caso, funciona como uma proteção natural contra calosidades, bolhas e bactérias.
Chegando da folia, faça um escalda-pés!
O escalda-pés com água bem quentinha alivia imediatamente o cansaço, a dor e, de quebra, ativa a circulação sanguínea local. Ele pode ser feito com água e sal, ou com água e óleos essenciais ou ervas.
É interessante usar óleo de lavanda, pra relaxar os pés,óleo de arnica, que reduz a dor, e de arruda, que ativa a circulação.
É super simples de fazer ( ferve a água, joga na bacia, coloca o sal e pronto!) e basta deixar os pés por 15 minutos pra ter o efeito desejado.
Caso os calos apareçam, usem cremes a base de ácido glicólico ou salicílico.
Para as bolhas, o ideal é usar cremes antissépticos e colocar um curativo depois.
Outra coisa, não se vai pra carnaval sem Band-Aid, pois a probabilidade de machucar os pés é enorme!
Cuidando dos pés durante a folia, seu carnaval será bem melhor!
Beijos
Ju
julianalopes@patricinhaesperta.com.br /https://www.facebook.com/JuLopesPE